O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 12 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Investimento

Cetran mira na gestão de trânsito

Apenas 37 dos 246 municípios goianos possuem gestão de trânsito, ou seja, 15% do total. O dado é do Conselho Estadual de Trânsito de Goiás (Cetran-GO) e mostra a média de Goiás abaixo da nacional, que é de 30%. O presidente da instituição, Horácio Mello e Cunha Santos, explica que para receber o certificado de […]

Postado em 29 de abril de 2016 por Sheyla Sousa
Cetran mira na gestão de trânsito

Apenas 37 dos 246 municípios goianos possuem gestão de trânsito, ou seja, 15% do total. O dado é do Conselho Estadual de Trânsito de Goiás (Cetran-GO) e mostra a média de Goiás abaixo da nacional, que é de 30%. O presidente da instituição, Horácio Mello e Cunha Santos, explica que para receber o certificado de gestão do trânsito e ser incluído no Sistema Nacional, o município precisa nomear um responsável para o setor, ter estrutura de estatística e de educação para o trânsito. 

A integração ao controle nacional é necessária para que os municípios recebam verbas federais para melhoria do trânsito. Isso acontece quando os municípios realizam as mudanças citadas e passam por vistorias do Cetran-GO. Cunha Santos lembra que o argumento usado com frequência pelos prefeitos é a falta de verba para investir na organização das ruas da cidade. 

“Nós sabemos que os municípios de todo o Brasil estão sem dinheiro para fazer novos investimos, mas a questão do trânsito é urgente, já considerada um problema de saúde pública”, afirma o presidente. Diante da necessidade, incentivos à gestão do trânsito foram discutidos ontem (28) no I Seminário Goiano de Apoio à Integração dos Municípios ao Sistema Nacional de Trânsito.  

Ações

Além do Cetran, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) e Sebrae estão envolvidos. O Observatório Nacional de Segurança Viária também foi convidado a participar do projeto. 

A instituição vai doar toda a informação de estatísticas que os prefeitos precisam para saber quais são as áreas de maior risco de trânsito em cada município. Todo o material de educação de trânsito– como panfletos e vídeos– também serão doados pelo observatório. “Com isso, os prefeitos estão isentos do alto custo gerado por pesquisa e compra do material de educação”, explica Cunha Santos. A nomeação do responsável pela gestão de trânsito é feita também sem custo, pois qualquer servidor municipal pode ser escolhido. O objetivo é sair de 37 municípios com gestão de trânsito em Goiás para cem até o fim do ano. 

Oeste

O prefeito de Bonjardim e presidente da Agência Goiana dos Municípios (AGM), Cleudes Baré (PSDB) participou do seminário. A cidade de 10 mil habitantes tem trânsito de veículos significativo, segundo Baré. “Estamos no epicentro da Região Oeste na divisa de Goiás com Mato Grosso e 5 km de rodovia passam pela cidade. A engenharia de trânsito torna-se cada vez mais imprescindível e vamos trabalhar para isso”, reitera o prefeito. 

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também