Goiânia e Anápolis sediarão Mundial de Futsal
“Campeonato vai fortalecer a economia goiana”, afirma governador Marconi Perillo durante o lançamento do torneio universitário
Ao declarar que o ano de 2016 será um marco para o esporte no Brasil, o governador Marconi Perillo lançou, ontem à tarde, a 15ª edição do Campeonato Mundial de Futsal Universitário, que será realizado entre os dias 3 e 10 de julho, em Goiânia e Anápolis. Na avaliação do governador, apesar dos problemas políticos e econômicos atuais, as Olimpíadas agendadas para o Rio de Janeiro, em agosto, e o campeonato em Goiás são “a chance” que o Brasil tem de mostrar ao mundo que o país “está de pé”.
“Temos até agora em torno de 400 participantes, entre atletas, comissão técnica e dirigentes. Esse número ainda pode crescer. Os EUA acabam de enviar comunicado e há grande expectativa de que o país participe. O Campeonato Mundial Universitário de Futsal vai aumentar a visibilidade internacional de Goiânia, fortalecer a economia local, gerar empregos diretos e indiretos, arrecadar impostos e impactar positivamente o turismo”, disse o governador em discurso.
São esperados representantes de mais de 20 países para o maior torneio do esporte universitário. Goiânia e Anápolis se juntam ao seleto grupo de cidades que já sediaram o evento. No Brasil, São Paulo, João Pessoa e Vitória. No mundo, Parma, na Itália, Málaga, na Espanha, Braga, em Portugal, Nicósia, no Chipre, Novi Sad, na Sérvia, entre outras. A escolha da cidade foi feita em 2013, na Bélgica. “Estamos com as portas abertas e a casa arrumada para receber a todos”, garantiu Marconi.
Com o slogan “O jogo é seu! A cidade é sua, bem vindos ao lar”, o evento confirmou até o momento 16 seleções masculinas e dez femininas. A preparação goiana para receber os jogos começou há cerca de um ano, com a visita da comitiva de organização do evento. Na capital, o ginásio sede será o Goiânia Arena, que tem capacidade para receber 15 mil pessoas. Já em Anápolis as partidas serão disputadas no Ginásio Internacional Newton de Faria, com 10 mil lugares.
“Nós estamos oferecendo a melhor estrutura, o melhor planejamento e a melhor torcida do Brasil. Os atletas terão uma experiência impecável aqui em Goiás e vão contar com segurança reforçada, acomodação de primeiro mundo, transporte, acessibilidade e todo o carinho dos cidadãos goianienses”, informou o governador.