O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
‘Recitais Vilaboenses’

Série retoma edições homenageando Maria Luiza Póvoa

Um palco montado ao ar livre, em meio ao brilho das estrelas, embalado pelo suave toque do piano. Esse é o cenário de mais uma edição da série Recitais Vilaboenses, que está de volta hoje, às 20 horas, no Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás. Nesta retomada do projeto, a gran­de homenageada é […]

Postado em 29 de abril de 2016 por Sheyla Sousa
Série retoma edições homenageando Maria Luiza Póvoa

Um palco montado ao ar livre, em meio ao brilho das estrelas, embalado pelo suave toque do piano. Esse é o cenário de mais uma edição da série Recitais Vilaboenses, que está de volta hoje, às 20 horas, no Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás. Nesta retomada do projeto, a gran­de homenageada é a musicista Maria Lui­za Póvoa, um dos nomes mais expressivos da história da música goiana. 

O evento tem entrada gratuita e é realizado pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), em parceria com a Escola de Música (Emac) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ocorre na última sexta-feira de cada mês, homenageando sempre uma personalidade do meio cultural.

O programa do recital traz obras dos compositores Moritz Moszkowski, Antonín Dvorak, Fritz Kreisler, Fernando Cupertino, Aylton Escobar e Francisco Mignone, que serão executadas pelo Duo Pianístico formado por Consuelo Quireze e Maria Lúcia Roriz. 

As pianistas fizeram a estreia do Duo em Goiânia, em 1998. São professoras na Emac da UFG. Dedicam-se principalmente à divulgação do repertório escrito para esta formação, com especial enfoque para a música brasileira. Intérpretes de diversas primeiras audições de obras de compositores brasileiros, algumas de­las dedicadas ao duo, as pianistas têm se apresentado nas mais representativas salas de concerto e teatros do nosso estado e do Brasil, tendo realizado uma tur­nê pelas principais cidades do Canadá divulgando a música brasileira para pia­no a quatro mãos. Elas também fazem parte da Academia Nacional de Música como membros titulares.

A homenageada

Maria Luiza Póvoa da Cruz, Dona Tânia – como Maria Luíza é conhecida, nasceu na Cidade de Goiás. É co-fundadora do Conservatório Goiano de Música, hoje Emac e foi diretora da Escola de Música do Centro Cultural Gustav Ritter, superintendente e diretora da Fundação Or­questra Sinfônica de Goiânia. É membro titular da Academia Nacional de Música, e da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (Aflag), entre várias distinções e honrarias.

SERVIÇO

Série ‘Recitais Vilaboenses’

Homenagem a  Maria Luiza Póvoa da Cruz (Dona Tânia)

Data: Hoje (29) / Horário: 20h

Local: Palácio Conde dos Arcos, Cidade de Goiás / Entrada gratuita 

Veja também