Orquestra austríaca encanta público nos jardins do Palácio
Venda de convites gerou renda que vai beneficiar a Associação dos Portadores da Síndrome de Down de Goiás
FLÁVIA POPOV
Apreciadores da música clássica e apoiadores das causas sociais estiveram presentes nos jardins do Palácio das Esmeraldas – residência oficial do governo do Estado –, na noite do último domingo (1º de maio), para apreciar uma das orquestras mais tradicionais e respeitadas do mundo, a Original Strauss Capelle Wien (orquestra de valsas de Viena, da Áustria). Os convidados se impressionaram com o alto nível da orquestra – cuja história remonta a 1823 –, que interpretou obras de Franz Lehar, Johann Strauss (pai) e seus filhos Eduard, Joseph e Johann Strauss. O repertório contemplou ritmos como polca, valsa e marcha. De forma espontânea e divertida, mas com todo seu profissionalismo, o maestro não só regeu, como interagiu com a plateia, que participou com palmas e muita vibração.
Goiânia foi incluída entre as cinco capitais brasileiras escolhidas para receber a apresentação da orquestra austríaca, regida pelo maestro alemão Rainer Roos e composta por três solistas – o tenor Augusto Caruso, a mezzosoprano Lorena Espina e a soprano Marcela Cerno. As demais apresentações ocorrerão em Belém (PA), Manaus (AM), Brasília (DF) e Curitiba (PR).
A inclusão da Capital goiana na turnê deu-se graças ao empenho do governador Marconi Perillo junto à embaixada da Áustria com a decisiva colaboração da secretária Raquel Teixeira, amiga da embaixadora Marianne Feldmann, que vive há 30 anos no Brasil. A participação da orquestra vienense em Goiânia foi vista como a oportunidade de aliar uma programação de bom gosto a um ato de caridade em benefício de uma entidade.
A vinda da Original Strauss Capelle Wien foi viabilizada graças a patrocínios. Os ingressos foram vendidos a R$ 300 por pessoa. Toda a arrecadação – R$ 52 mil – foi destinada à Associação dos Portadores da Síndrome de Down de Goiás (Asdown). Durante as boas-vindas, o governador lembrou que, há menos de um mês, esteve na Asdown e prometeu que, de alguma forma, ajudaria a entidade. “Menos de um mês depois, nós já estamos aqui para, concretamente, colaborar com vocês graças à generosidade de cada um dos que aqui estão”, destacou.
A iniciativa do governo em abrir a residência oficial para sediar eventos assistenciais tem encontrado respaldo da população. Neste último evento, todos os ingressos foram vendidos, o que gerou uma renda extra para a Asdown que, em agradecimento e a convite do casal Marconi Perillo e Valéria Perillo, esteve representada no concerto com sua diretoria e beneficiários.