O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Mundo

Economia norte americana dá sinais de desaceleração

Apenas 160 mil novos empregos foram criados em abril, 40 mil a menos do que o esperado. Desemprego permaneceu em 5%

Postado em 7 de maio de 2016 por Sheyla Sousa
Economia norte americana dá sinais de desaceleração
Apenas 160 mil novos empregos foram criados em abril

Dados divulgados ontem pelo Departamento de Trabalho dos Estados Unidos indicam que a economia norte-americana está dando sinais de desaceleração. Segundo o órgão, apenas 160 mil novos empregos foram criados em abril, 40 mil a menos do que o esperado. A taxa de desemprego nos EUA permaneceu estável em 5%.

Com os novos dados econômicos, é possível que o Federal Reserve (banco central norte-americano) adie o aumento das taxas de juros bancárias do país previsto para o próximo mês.

Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu ao Congresso que adote medidas para ajudar a economia norte-americana. Entre as medidas, citou o aumento do salário mínimo federal, aprovação de novos acordos comerciais e simplificação das normas fiscais visando a aumentar a arrecadação tributária.

De acordo com o comunicado, Obama pediu ao Congresso que aprove novas normas para investigar e prevenir crimes financeiros. Conforme o documento, as normas irão facilitar a identificação dos verdadeiros donos de empresas. “[As normas] vão fazer a diferença”, disse Obama no comunicado.

Preocupações

A previsão inicial era que, em abril, haveria um acréscimo de 202 mil empregos. A criação de novos empregos no mês passado foi, portanto, a mais baixa dos últimos sete meses, já que o número de ocupações estava crescendo a uma média de 232 mil empregos ao mês.

Os números mostram que os dados de emprego se somam a outras preocupações. Na semana passada, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos informou que, no primeiro trimestre de 2016, a economia norte-americana cresceu no ritmo mais lento em dois anos.

Bolsas

Depois do anúncio sobre os dados de criação de novas vagas no mercado norte-americano, as bolsas começaram a mostrar tendência de baixa. Às 12h35, o índice Dow Jones caiu 27,32 pontos, ou 0,15 por cento, enquanto a Nasdaq registrava declínio de 27,03 pontos, ou 0,57 %. (Agência Brasil) 

Veja também