Acarajé baiano, ops, goiano
De origem afro-brasileira, o prato é conhecido na Bahia e feito originalmente com feijão. Mas em Goiás, esse petisco ganha nova ‘cara’
Da redação
Engana-se quem pensa que o acarajé é um prato exclusivo da culinária baiana. Essa especialidade gastronômica ganhou reconhecimento sim, na Bahia, mas pode muito bem receber novos ingredientes e contornos e se adaptar a outras regiões brasileiras. É o caso de Goiás, onde o feijão, usado para fazer a massa do prato, deu espaço para o milho, e surgiram duas receitas que concorrem no Comida di Buteco 2016: Acarajé Goiano e o Acarajezinho do Cerrado.
O primeiro, criado pelo Bar do Dodô para o concurso deste ano, é um bolinho de milho, com molho de frango, linguiça e molho de tomate e cebola. Já o segundo, que é um petisco do Costela e Cia, é um acarajé de camarão, com massa de milho e sabor de pequi. Deu água na boca e vontade de experimentar esses pratos? É possível visitar os estabelecimentos, até o dia 15 de maio, data em que termina o Comida di Buteco. Agora, se prefere preparar em casa, que tal seguir as receitas abaixo?