Werdum entra em ação contra Miocic
Brasileiro defende cinturão linear pela primeira vez na Arena da Baixada, em Curitiba
FELIPE BONFIM
Campeão dos pesos-pesados do Ultimate Fighting Championship (UFC), Fabrício “Vai Cavalo” Werdum (20-5-1) defende o cinturão linear da categoria pela primeira vez na noite de hoje, na Arena da Baixada, em Curitiba. O brasileiro encara o americano StipeMiocic (14-2), número 3 nos rankings da organização. O confronto será o principal da noite, que conta ainda com mais 11 lutas.
O adversário original de Werdum seria Cain Velasquez (13-2), naquela que seria uma revanche da luta entre os dois, em junho de 2015. Na ocasião, Fabrício venceu com “guilhotina”, finalização de jiu-jitsu, no terceiro round e conquistou o título. Velasquez, no entanto, se lesionou e acabou substituído por Miocic. O novo desafiante ao cinturão vem de duas vitórias consecutivas, sobre o australiano Mark Hunt e contra o russo Andrei Arloviski.
O brasileiro, por sua vez, ainda não perdeu em sua segunda passagem pelo UFC. A última derrota foi ainda em 2011, contra o holandês Alistair Overeem, quando ainda lutavam pelo extinto evento Strikeforce. Ao todo, são seis vitórias seguidas, com dois nocautes e duas finalizações.
Tanto Fabrício Werdum quanto Stipe Miocic se apresentaram bem à pesagem ontem. O campeão, inclusive, foi protagonista de um momento carregado de emoção. Ao entrar para subir na balança, ele trazia na camisa do nome de Maria Conceição, mãe de seu principal treinador, Rafael Cordeiro, e que havia falecido na quinta.
“Eu prometo para vocês a vitória amanhã (hoje). Meu professor Rafael Cordeiro não pôde estar aqui hoje (ontem), pois mãe dele faleceu ontem (quinta), e eu queria mandar um beijo para todas as mães do Brasil e pedir uma salva de palmas para ela”, disse.
Decisivo
Números 2 e 3 nos rankings dos pesos-médios do UFC, os brasileiros Ronaldo “Jacaré” Souza (22-4 (1)) e Vítor “O Fenômeno” Belfort (25-11) se enfrentam em confronto que irá decidir o próximo desafiante ao cinturão da categoria. Jacaré era o atleta em maior ascensão entre os médios até perder em decisão polêmica dos juízes laterais em dezembro do ano passado – o cubano Yoel Romero foi declarado vencedor após três rounds em decisão dividida. Vítor vem de vitória sobre Dan Henderson e busca mais uma chance de disputar o título da categoria. Ele já enfrentou os então campeões Anderson Silva, em 2011, e Chris Weidman, em 2015, mas foi nocauteado por ambos.
Além de Fabrício Werdum, Ronaldo Souza e Vítor Belfort, outros onze brasileiros estarão em ação no evento: Cris Cyborg (peso combinado), Maurício “Shogun” Rua (meio-pesado), Warlley Alves (meio-médio), Demian Maia (meio-médio), Thiago Santos (médio), Francisco Trinaldo (leve), John Liniker (galo), Antônio Rogério “Minotouro” Nogueira (meio-pesado), Sério Moraes (meio-médio), Luan Chagas (meio-médio) e Renato “Moicano” (pena).