Prêmio Arte na Escola Cidadã recebe inscrições
Premiação
chega à sua 17ª edição e busca dar visibilidade a atividades desenvolvidas por docentes de arte
Da redação
Até 22 de maio, o XVII Prêmio Arte na Escola Cidadã recebe inscrições de professores que desenvolvam projetos nas áreas de artes visuais, dança, música e teatro. A premiação é uma iniciativa do Instituto Arte na Escola e conta com a cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
O Prêmio tem o objetivo de revelar, reconhecer e dar visibilidade a atividades criadas e desenvolvidas por docentes de arte da educação básica — que vai desde a educação Infantil até o ensino médio — de todo o Brasil. Atualmente, no país, cerca de 526 mil professores ministram a disciplina de artes nesses níveis educacionais.
Os projetos que forem inscritos devem ter sido realizados nos anos de 2014, 2015 e/ou concluídos até maio de 2016 em escolas de ensino regular, públicas ou particulares.
Em 2016, a premiação chega à sua 17ª edição com uma proposta que quer valorizar a força da arte popular brasileira. Todos os inscritos ganharão uma prancha em formato A3 com a obra “O Sol quente no sertão”, de J.Borges, com uma proposição didática.
Premiação
Os professores premiados receberão 10 mil reais, a oportunidade de participar da cerimônia de entrega dos prêmios em São Paulo, uma vivência cultural na cidade e publicações, além de um certificado de participação e um troféu.
As escolas nas quais os projetos premiados foram desenvolvidos também receberão prêmios, entre eles, a doação de um computador e uma câmera digital. Os vencedores terão ainda seus projetos educativos registrados em documentários produzidos pelo Instituto Arte na Escola.
Serão cinco categorias analisadas: educação Infantil; ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano); ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano); ensino médio (1º, 2º e 3º anos); e educação de jovens e adultos (EJA).