O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024
FESTIVAL

Caleidoscópio de sons: 7ª do Goyaz Festival começa hoje e vai até domingo

De hoje a domingo, amantes da música instrumental podem ouvir o que há de melhor, em apresentações gratuitas, dentro do Goyaz Festival

Postado em 19 de maio de 2016 por Sheyla Sousa
Caleidoscópio de sons: 7ª do Goyaz Festival começa hoje e vai até domingo
De hoje a domingo

JÚNIOR BUENO

‘Sem a música, a vida seria um erro”. Quem disse isto foi o filósofo, escritor, poeta e filólogo Friedrich Nietzsche, um dos mais aclamados do século 20. Não poderia estar mais cheio de razão o alemão do bigode grosso. Uma das principais obras de Nietzsche foi Assim Falou Zaratustra, que inspirou uma música arranjada pelo brilhante músico brasileiro Eumir Deodato e acabou indo parar na trilha do filme 2001 – Uma Odisseia no Espaço. E é justamente Eumir Deodato uma das principais atrações de um importante festival de música que ocorre em Goiânia nesta semana. Os amantes de uma vida menos errante têm encontro marcado na 7ª Edição do Goyaz Festival para apreciarem o melhor da música instrumental. 

O evento, que reúne nomes consagrados do cenário musical brasileiro, será de hoje (19) a domingo (22 de maio) no Teatro Goiânia. Trata-se de um dos eventos musicais mais tradicionais do País e se transformou em uma referência para a música instrumental, oferecendo ao público o que existe de melhor no segmento. 

Com a intenção de proporcionar à cidade um contato maior com esse estilo musical, o Goyaz Festival promove o encontro da música clássica com a eletrônica, com o concerto da Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), que terá a participação especial do DJ Múcio Guimarães – hoje, às 20h30 na Esplanada do Centro Cultural Oscar Niemayer (CCON), e, no domingo, às 17h no Parque Flamboyant. Eles executarão a peça Concerto para Turntables, de autoria do inglês Gabriel Prokofiev, neto do compositor russo Sergei Prokofiev – a peça mescla a sonoridade dos instrumentos da orquestra com os sons peculiares de uma mixagem em toca-discos.  O concerto também terá a execução da Sinfonia nº4 de Philip Glass, baseada no álbum Heroes, de David Bowie.Para encerrar a apresentação, a Filarmônica apresentará as aclamadas músicas de cinema de autoria de John Williams. Fazem parte do programa temas dos filmes Star Wars, Indiana Jones, Os Cowboys, 1941 e Memórias de Uma Gueixa. A regência é do diretor artístico da OFG, o inglês Neil Thomson.

Na abertura do festival, subirão ao palco diversos artistas consagrados neste cenário. A abertura acontecerá na Esplanada do Centro Cultural Oscar Niemeyer, às 20h30, com a apresentação da Filarmônica, e também no Teatro Goiânia, às 21h, com a exibição dos shows de Eumir Deodato, U.A.I e Nenê Trio. 

Deodato é reconhecido mundialmente por contemplar os gêneros bossa nova e samba jazz, e pretende celebrar os principais sucessos de sua carreira nos EUA, sobretudo dos anos 70, reunidos nos álbuns Prelude, Donato/Deodato, Deodato 2, que estão sendo redescobertos pelos jovens de todo o mundo. O repertório traz ainda novos arranjos para canções de Baden Powell e George Gershwin – dentre outros artistas de sucesso. 

Outros destaques do Festival Goyaz são Hamilton de Holanda, Nenê Trio, Zé da Velha e Silvério Pontes, que convidam Daniela Spielmann, Bebê Kramer e Manassés de Sousa. E ainda os goianos: Patocan, projeto dos músicos Sérgio Pato e Can Kanbay, e o pianista Diones Correntino – dentre outras atrações. Nesse mix, também estará o DJ Múcio Guimarães, um dos melhores do ramo em Goiânia, conhecido nas noites pela enorme coleção de vinis, daquelas que só um grande apaixonado por música poderia ter. 

O festival é um caleidoscópio de sons, apresentando as criações regionais, nacionais, internacionais e passando por inúmeros gêneros, que vão do jazz à world music. Em suas edições anteriores, o Goyaz Festival recebeu grandes nomes da música instrumental, consolidando-se como o maior festival do gênero no Centro-Oeste – e um dos maiores do País. A realização do projeto conta com recursos do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, pelo Estado de Goiás, via Fundo Estadual de Cultura e Lei Goyazes. É, sem dúvida, um exemplo de como a cultura é um setor fundamental para o crescimento de um povo, seja na formação da cidadania ou para que a vida não seja um erro, como disse o filósofo.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também