Talles diz que Lei respalda as atividades das polícias
Deputado que preside a CCJ na Assembleia Legislativa ressalta importância da indenização para pagamento de defesa técnica
Da redação
Aprovado pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei da Governadoria do Estado que institui a indenização para o pagamento de defesa técnica para policiais civis e militares encontra-se na Casa Civil aguardando a sanção do governador Marconi Perillo (PSDB).
Na avaliação do presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), deputado estadual Talles Barreto (PSDB), trata-se de mais uma medida importante do governo para respaldar as atividades da Polícia Civil e da Polícia Militar no estado de Goiás.
Para Barreto, desde que assumiu a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), o vice-governador José Eliton (PSDB) tem conduzido de forma diferenciada as questões relativas aos direitos das forças de segurança pública. “E esse projeto que institui a indenização para ressarcir os policiais nas suas defesas é acima de tudo justo, porque os policiais, quando atuam para dar segurança à população o fazem em nome do Estado, portanto, é justo que sejam indenizados se for preciso”, acentuou.
Para o presidente da CCJ, com esse respaldo, os policiais civis e militares, bombeiros, policiais técnicos e servidores do Sistema Penitenciário vão poder ter mais segurança também. “Toda a classe se sentirá mais confiante”, disse Talles Barreto. Segundo destacou o parlamentar, a tramitação da proposta do governo transcorreu de forma tranqüila naquela Casa.
O projeto aprovado pela Assembleia possibilita ao Estado ressarcir os servidores da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de bombeiros Militar, da Superintendência de Polícia Técnico-Científica e da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, que venham a responder sindicância, processo administrativo disciplinar ou processo judicial e tenham que pagar advogado para se defender.
Para ser beneficiado, o policial tem que fazer o pedido formal da indenização e ter para isso o aval do superior hierárquico imediato e do titular do órgão em que serve. Além disso, ele tem que juntar toda a documentação que comprove que ele agiu de forma lícita durante o serviço.
Para o vice-governador e secretário José Eliton, o projeto que institui a indenização aos policiais para defesa técnica é uma conquista expressiva de todas as forças que atuam na segurança pública do estado de Goiás. “E representa o reconhecimento do Estado à importância e à grandeza do papel dos policiais na proteção e na segurança de toda a sociedade”, afirmou. Este é, segundo destacou, apenas um entre tantos atos do governo destinados a fortalecer e a valorizar os policiais e todo o aparato de segurança pública. Recentemente, os policiais também tiveram suas horas extras livres de encargos, entre outros benefícios.