O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Cidades

Fotografia resgata brilho esquecido

Projeto fotográfico busca momentos difíceis e registrar detalhes do cotidiano que tendem a se perder no decorrer do tempo

Postado em 2 de junho de 2016 por Sheyla Sousa
Fotografia resgata brilho esquecido
Projeto fotográfico busca momentos difíceis e registrar detalhes do cotidiano que tendem a se perder no decorrer do tempo

Era uma manhã de terça-feira quando o cantor e artista, Lucas Adorno, ligou para a fotógrafa Ivana Andrade, 26, pedindo que ela o acompanhasse ao cabeleireiro. Ao telefone, Lucas informava que teria de cortar o seu cabelo, pois iria doá-lo para a fabricação de uma peruca para sua mãe.

Sua mãe, Edna Adorno, está enfrentando um câncer de mama e ao iniciar a quimioterapia disse para ele que gostaria de usar o cabelo dele como peruca. Lucas estava com o cabelo grande há algum tempo e decidiu satisfazer a vontade de sua mãe. Naquela manhã Edna amanheceu com queda acentuada de cabelo e pediu para seu filho agilizar o processo de fabricação da peruca.

A ideia do Lucas ao convidar a fotógrafa era para eternizar esse momento de extremo amor, entre filho e mãe. Estamos falando de um amor capaz de provar que nenhum obstáculo é grande demais. Ele havia lido sobre o projeto Um dia em sua vida, idealizado por Ivana Andrade, que documenta por meio da fotografia detalhes que tendem a se perder no cotidiano. Trata-se de um ensaio documental de família.

Para Lucas, a fotografia serviria como um presente para amenizar a dor da mãe. “O tratamento de um câncer não é fácil, mas acredito que ter coragem de enfrentá-lo e ousadia para vencê-lo é o que dá forças para destruir a doença”, diz o cantor.

Ivana conta que é difícil não se emocionar enquanto trabalha. “Com o tempo, fui percebendo que cada família possui suas manias, suas repetições e o seu jeito único de amar e que está em constante transformação. São gestos singelos, que não podem se perder no cotidiano e que merecem ser guardados para o resto de suas vidas. Esse é o objetivo do ensaio documental”, explica.

Edna não sentiu vontade de chorar. “Guardou as lágrimas para os momentos em que realmente iria precisar. Sorria como ninguém frente a satisfação de receber “um pedaço do seu filho”, cheio de amor, para lhe acompanhar nessa trajetória”, descreve.”

Ivana abandonou a área jurídica para se dedicar à fotografia. Ela diz que o projeto “Um dia em sua vida” faz com que ela tenha certeza de que fez a escolha certa. “Fiquei admirando a capacidade de sorrir da mãe do Lucas, ela é uma mulher forte. Depois que registrei esse momento passei a me inspirar em seu sorriso, ao olhar para as dificuldades da vida, espero que um dia eu consiga chegar lá.”

Em família

Foi também por meio da fotografia que a fotógrafa, Ivana Andrade, conseguiu fazer o avô, o fazendeiro aposentado Jacy Rosa, de 86 anos, voltar a interagir mais com seus familiares. Vítima de múltiplos derrames, o avô de Ivana tem sofrido nos últimos cinco anos intensa perda cognitiva.

“Meu avô passou a ter lapsos de memória e a deixar de executar até mesmo atitudes corriqueiras, como fazer a barba”, diz Ivana. Foi então que a fotógrafa teve a ideia de pedir a seu avô que fizesse a barba para que ela o fotografasse. A princípio Jacy parecia meio desconfiado, não interagia e ficava extremamente sério. Com o tempo ele começou a conversar, fazer piadas, dar gargalhadas e se aprontar para esses momentos.

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também