‘Abajur Lilás’, de Plínio Marcos volta aos palcos em montagem ainda mais ousada
Júnior Bueno A peça O Abajur Lilás, escrita pelo dramaturgo Plínio Marcos em 1969, estreou em Goiânia, no ano passado, pelas mãos da companhia de teatro Destinatário em uma montagem ousada e contundente que fez jus à aura marginal da obra do autor. A peça reestreou na semana passada e segue em cartaz, neste fim […]
Júnior Bueno
A peça O Abajur Lilás, escrita pelo dramaturgo Plínio Marcos em 1969, estreou em Goiânia, no ano passado, pelas mãos da companhia de teatro Destinatário em uma montagem ousada e contundente que fez jus à aura marginal da obra do autor. A peça reestreou na semana passada e segue em cartaz, neste fim de semana e no próximo, em Goiânia. E esta montagem está ainda mais ousada, segundo o ator Luciano Di Freitas, que revela que algumas cenas que são fortes na peça estarão ainda mais fortes, por alusões ao momento político que o País atravessa, que possui semelhanças com o de 1969, ano em que se concretizou o golpe militar, por meio do Ato Institucional número 5.
Há ainda outras novidades. “Teremos mais um ator no elenco, o que dá um contraponto de humor á tensão em cena”, diz Luciano. A montagem em 2015 foi feita, em um galpão vazio, próximo à Marginal Botafogo. O endereço da atual montagem é o Espaço Cultural Novo Ato, no Setor Creimeia Leste. Na peça Giro, Oswaldo, Dilma, Célia, Leninha e outros personagens, representativos da temática abordada, são as figuras que habitam o “mocó” e compõem o cenário da zona de prostituição.
No espetáculo, com humor e dor, os atores e as atrizes buscam expor ao público os estados e as relações de poder que envolvem estes personagens, que sobrevivem em condições precárias, na base da “crueldade”. Na encenação, na metáfora e no simbolismo dos estilhaços do abajur lilás, são esgarçados o movimento de desumanização, o sentimento de amor de desamor e as possibilidades de fé na humanidade.
Abajur Lilás é dirigida por Natássia Garcia e tem direção de arte de Luan Roger de Carvalho, Natássia Garcia e Naty Paiva. No elenco, Jéssika Hannder, Larissa Ferreira, Luan Alves, Ludmyla Marques, Luciano Di Freitas e Thiago Santana fazem os papéis que retratam a vida dos que estão à margem da sociedade brasileira, em uma realização que tem parceria com a Escola de Música e Artes Cênicas da UFG.
SERVIÇO
Espetáculo ‘Abajur Lilás’
Datas: 11,12, 18 e 19 de junho às 20h
Onde: Espaço Cultural Novo Ato (Rua Sebastião Fleury Curado, nº 193, Setor Crimeia Leste – Goiânia)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)