terça-feira, 27 de outubro de 2026
Politica

TCE aprova contas de 2015 do governo sem ressalvas

Documento foi entregue ontem para tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás

Sheyla Sousapor em
TCE aprova contas de 2015 do governo sem ressalvas
Documento foi entregue ontem para tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás

TCE aprova contas de 2015 do governo sem ressalvas

O Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) aprovou, com voto unânime dos conselheiros, as contas do governo de Goiás referentes a 2015 sem ressalvas e apontando apenas algumas recomendações de ajustes. O documento foi entregue ontem à Assembleia Legislativa para apreciação. A Casa é responsável por fazer a votação definitiva das contas. “As peças e demonstrações contábeis estão de acordo com as normas e princípios legais”, asseveraram os conselheiros no documento, que foi relatado pelo conselheiro Saulo Mesquita.

O TCE recomendou que o governo do  Estado adote medidas direcionadas ao incremento da arrecadação e à redução de despesas, sem descuidar-se da aplicação de recursos em serviços essenciais, de modo a alcançar o necessário equilíbrio das contas públicas. Recomendou, também, evitar o saldo negativo da chamada Conta Centralizadora, que diz respeito aos recursos dos órgãos e fundos em conta gerida pelo Tesouro Estadual.

O relator reconheceu a complexidade de manter o equilíbrio das contas, e ressaltou que não houve pedaladas fiscais no governo estadual como ocorreu no âmbito das contas da Presidência da República do exercício de 2014, já apreciadas pelo TCU.

“Diferentemente do que ocorreu na União, onde o Governo se valeu de recursos pertencentes a instituições financeiras para fazer frente às suas despesas, atrasando os repasses devidos à satisfação de programas sociais, no âmbito do Estado de Goiás os recursos centralizados pertencem ao próprio ente federativo. Assim, a situação é absolutamente distinta. Não se lançou mão, para esse fim, de recursos pertencentes a instituições que operam no mercado financeiro”, diz o texto do relatório enviado à Assembleia.

ALMOÇO

O governador Marconi Perillo (PSDB), acompanhado do vice-governador e titular da SSPAP, José Eliton, recebeu no Palácio das Esmeraldas os secretários de Segurança Pública e representantes dos estados que integram o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central. Eles estão em Goiânia consolidando estratégias de enfrentamento à criminalidade, conforme acordo assinado na semana passada, em Palmas (TO), entre Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rondônia e Maranhão. 

Marconi, que preside o Consórcio, elogiou o empenho dos secretários, destacou a coordenação dos trabalhos, sob responsabilidade de José Eliton, e afirmou que as ações aqui firmadas serão determinantes no combate a crimes como tráfico de armas e drogas, e assaltos a bancos. 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Trump volta a questionar eleição no Brasil e cita suposta fraude em comício no Texas

Eleições 2026

Trump volta a questionar eleição no Brasil e cita suposta fraude em comício no Texas

Trump compara eleições e condiciona respeito às midterms à honestidade da votação
Flávio Bolsonaro chega aos EUA e se encontra com Eduardo na Flórida

Fugiu

Flávio Bolsonaro chega aos EUA e se encontra com Eduardo na Flórida

Flávio Bolsonaro vai aos EUA e planeja coletiva para explicar viagem
Flávio Bolsonaro

Deixou o Brasil

Ida de Flávio Bolsonaro aos EUA abre debate sobre possível fuga da Justiça

Advogados avaliam se saída do senador pode ser considerada fuga e se decisão do ministro do STF fo...
Wellington Luiz assume o GDF nesta quarta-feira (28) durante afastamento de Celina Leão

POLÍTICA

Wellington Luiz assume o GDF nesta quarta-feira (28) durante afastamento de Celina Leão

Presidente da CLDF ficará à frente do Executivo por período inicial de 10 dias, enquanto governad...
Ex-secretário do México e aliado de Trump diz que Flávio chegou aos EUA

Fuga

Ex-secretário do México e aliado de Trump diz que Flávio chegou aos EUA

Simón Levy afirmou que fuga do senador foi articulada pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rub...
Lula

Quarto mandato

Lula inicia articulações para definir ministros do governo a partir de 2027

Presidente se reúne com líderes do Congresso e avalia nomes de aliados e partidos do Centrão para...
Daniel Vilela escolhe José Frederico para substituir Fátima Gavioli na Educação de Goiás

Mudança no Secretariado

Daniel Vilela escolhe José Frederico para substituir Fátima Gavioli na Educação de Goiás

A titular da Seduc aceitou o convite do governador eleito, Sérgio Moro (PL), e irá assumir a pasta...
Flávio teria fugido para os EUA e planeja pedir asilo político para Trump

Fuga

Flávio teria fugido para os EUA e planeja pedir asilo político para Trump

Decisão de deixar o país teria sido tomada após o ministro do STF, Alexandre de Moraes, determina...