Hora de curtir o ambiente externo
Com inverno ensolarado do Centro-Oeste, o ideal é aproveitar jardins e varandas com a família e os amigos
Rimene Amaral e Lila Nascimento/Especial para O HOJE
Férias de julho já se aproximam e, com elas, o prazer de renovar a área externa da casa, preparando-a para os momentos de confraternização, de relaxamento e descanso. Por isso este é o momento ideal para dar aquela mexida na varanda, na cobertura ou no jardim. É o que dizem especialistas como arquitetos, paisagistas e decoradores. As sugestões são muitas e vale abusar de vasos, adornos e móveis para dar uma cara nova ao ambiente. Além disso, as mudanças proporcionam uma interação maior com a família e com os amigos.
A troca dos móveis da área externa pode ser o ponto de partida para a renovação. Andrea Pinheiro, design de interiores da Mac Móveis Goiânia, ensina que a “escolha correta do mobiliário pode mudar a função da área externa e atender melhor às necessidades dos moradores”. Se o objetivo é ter um spa associado ao lazer, chaises e poltronas podem fazer toda diferença na renovação, tornando o ambiente mais confortável e acolhedor. Já a mesa é uma peça agregadora para quem gosta de receber amigos e pode transformar o ambiente numa bela área gourmet. A aquisição de uma poltrona ou cadeira destaque, com design moderno, é uma opção para repaginar e adicionar requinte à varanda. “Sempre houve a preocupação de levar a sofisticação que se encontra no mobiliário indoor para outdoor”, conta ela.
Outra alternativa simples e que faz a peça parecer nova é a troca dos tecidos das almofadas e estofados de cadeiras e poltronas. Estampas coloridas e listradas são sempre bem-vindas. E se a área ainda não tem sombra, vale a pena investir em um ombrelone. Ele é fácil de instalar, causa um efeito interessante e combina com diferentes estilos de jardim. “Não importa o tamanho da área. A maneira de pensar e colocar os móveis e objetos, de combinar cores e texturas, os detalhes, é que darão o tom na renovação”, explica a design.
Andrea explica ainda que para se ter o móvel certo, num ambiente adequado, é preciso conhecer quem vai usar. “Na definição de um projeto, é importante conhecer bem o cliente, suas expectativas e emoções para conseguir de forma orgânica, natural e prazerosa as revelações do seu cotidiano para colocá-lo em execução”.
As possibilidades são muitas, mas é importante não se esquecer de alguns cuidados. Todas as peças, incluindo tecidos e móveis para área externa, devem ser resistentes ao sol e à chuva. É preciso que sejam móveis com qualidade na durabilidade, mas também na beleza das peças. “A tecnologia aliada ao desenvolvimento de materiais, a busca por tendências mundiais de design e o trabalho manual do artesão. É com tudo isso que se desenvolve produtos com precisão, autênticos e sem perder a essência”, garante Andrea. Feito isso, é só curtir o tempo livre com a família e os amigos no espaço mais disputado e convidativo da casa nesta época de alegria e renovação.