quinta-feira, 22 de outubro de 2026
CAIXAS ELETRÔNICOS

PC prende suspeitos de explosões

A organização criminosa é responsável por mais de 30% dos crimes dessa natureza cometidos no Estado

Sheyla Sousapor em
PC prende suspeitos de explosões
A organização criminosa é responsável por mais de 30% dos crimes dessa natureza cometidos no Estado

Da redação 

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP) apresentou, na tarde de ontem (20), detalhes da Operação Crepitus, que resultou na prisão, por homens da Polícia Civil, de sete suspeitos de integrar grupo especializado em explosões a agências bancárias. A organização criminosa é responsável por mais de 30% dos crimes dessa natureza cometidos no Estado. O vice-governador e titular da pasta, José Eliton, o delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, e o superintendente de Polícia Judiciária, Ricardo Chueire, também participaram da apresentação, realizada no auditório da SSPAP.

De acordo com o titular do Grupo Antirroubo a Bancos (Gag) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), delegado Alex Vasconcellos, somente em 2016 a associação criminosa teria explodido agências bancárias de cinco municípios goianos: Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Britânia, Itapirapuã e Montes Claros. “Eles confessaram os crimes”, assinalou.

Ao falar da operação, o vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, elogiou a atuação da Polícia Civil acerca da investigação e consequente prisão dos suspeitos. E destacou ainda que as forças policiais do Estado seguirão firmes no combate ao crime em suas mais diversas áreas. “Nossos aparatos de inteligência e as forças policiais vão continuar lutando diariamente para tirar as organizações criminosas das ruas”, garantiu.

As investigações duraram cerca de três meses e, ao todo, a Operação Crepitus – “explosão” em latim -, contou com o trabalho de dez agentes de polícia, dois delegados e três escrivães. As prisões ocorreram na última quarta feira (15) em Goianira e Jussara. Os acusados são Iodeyve José da Silva, 23 anos, Gilson Noé, 32, José Arnaldo Rebouças, 31, Lucas Pereira, 21, Carlos Henrique Souza, 30, Cleber Moura, 26, e Francisco Ernani, 35. De acordo com a PC, esse último é o chefe da organização criminosa.

Segundo o titular do GAB/Deic, delegado Alex Vasconcellos, a quadrilha agia com extrema violência. Segundo ele, parte do grupo ficava dentro das agências bancárias, enquanto os demais integrantes efetuavam disparos pela cidade, inclusive contra as forças policiais locais. “Nosso serviço de inteligência monitorou os casos e, com isso, concluímos que são responsáveis por todas as ocorrências de roubo a bancos no Oeste goiano ao longo deste ano”, explicou ao citar que a polícia não descarta uma possível participação do grupo em crimes dessa natureza cometidos em anos anteriores.

 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Mendonça diz que Lula e Flávio podem abrir sigilos sem autorização do TSE

Desafio entre candidatos

Mendonça diz que Lula e Flávio podem abrir sigilos sem autorização do TSE

André Mendonça afirma que cabe aos eleitores avaliar divulgação de sigilos
Falhas no PHP levam tribunais e Anatel a suspender sistemas no Brasil

SEGURANÇA DIGITAL

Falhas no PHP levam tribunais e Anatel a suspender sistemas no Brasil

Governo federal alerta órgãos públicos sobre vulnerabilidades que podem comprometer servidores e ...
Policiais militares resgatam homem que caiu de ponte de cerca de quatro metros em Goiás

HERÓIS DE FARDA

Policiais militares resgatam homem que caiu de ponte de cerca de quatro metros em Goiás

Vítima foi encontrada inconsciente em área de mata, nas proximidades da Ponte do Ribeirão, em Col...
Corpo é encontrado em córrego no Setor Pedro Ludovico em Goiânia

PERÍCIA

Corpo é encontrado em córrego no Setor Pedro Ludovico em Goiânia

CBMGO informou que o corpo estava dentro da água em um trecho raso, o que facilitou a retirada
Anápolis

REFORÇO POLICIAL

Cinco suspeitos são presos após onda de homicídios em Anápolis

Operação da Polícia Militar apreendeu três armas de grosso calibre, munições e recuperou um ca...
Procon Goiás lança van itinerante para atender consumidores no interior

Consumidor

Procon Goiás lança van itinerante para atender consumidores no interior

Projeto estreou em Santa Helena de Goiás com serviços gratuitos e orientações preventivas a come...
Estação Ferroviária

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA

Estação Ferroviária terá projeção de video mapping em homenagem aos 93 anos de Goiânia

Espetáculo audiovisual será realizado neste sábado (24), na Praça do Trabalhador, e vai retratar...
Rapper Genera

confronto

Rapper Genera morre após confronto com policiais da CPE em Aparecida de Goiânia

Artista de 45 anos recebeu homenagens nas redes sociais; polícia apreendeu arma, cerca de oito quil...