Ação leva serviços de cidadania ao interior
Este ano foram realizadas 27 edições de programa que somam mais de 165 mil atendimentos
Da redação com assessoria
O auxiliar de serviços gerais Carlos Brito dos Santos tem 48 anos e até poucos meses não havia sido registrado pelos familiares. Nascido na Bahia e de família humilde ele conta que não foi alfabetizado e não sabe o paradeiro dos seus pais. Até mesmo a provável data de nascimento dele é dita por amigos que o conhecem desde a infância.
“Quando fui ao cartório para fazer os documentos me pediram para procurar meus pais ou meus avós na Bahia, mas eu não sei o paradeiro deles. E agora vou assinar minha carteira e a empresa que eu trabalho está me pedindo os documentos”, disse.
Carlos procurou pelo Programa Pai Presente durante o Ação Cidadã que foi realizado em Simolândia no mês de abril. São histórias como essas que marcam o Programa Ação Cidadã que é desenvolvido pela Secretaria Cidadã e levado de norte a sul do Estado. Há um ano em atividade, quase 50 cidades foram beneficiadas com os serviços, somando mais de 210 mil atendimentos.
Essa semana programa chega em mais dois municípios goianos: Brazabrantes e Santo Antônio de Goiás.Com mais de três mil habitantes o município de Brazabrantes a cerca de 40 quilômetros de Goiânia, recebeu ontem a 46º edição do Programa Ação Cidadã.
Na quinta-feira (23) a 47ª edição leva os serviços ao município de Santo Antônio de Goiás,a cerca de 30 quilômetros de Goiânia. Neste município as tendas serão montadas no espaço das quadras de esportes, ao lado do Ginásio de Esporte.
Apenas este ano foram realizadas 27 edições do programa que somam mais de 165 mil atendimentos entre os 20 serviços oferecidos. Os atendimentos mais procurados são a retirada de documentos pessoais: Carteira de Identidade, CPF, Passaporte do Idoso, Passe Livre do Deficiente, 2ª via de Certidão de Nascimento e Casamento.
Serviços
Mais de 40 servidores da Secretaria Cidadã ficam à disposição servindo à comunidade oferecendo mais de 20 serviços totalmente gratuitos: recreação para crianças, apresentações culturais, retirada de segunda via de documentos pessoais, oficina de artes, corte de cabelo, fotografia, entrega de mudas de plantas gratuitas dentre outros.
Para realizar o programa, a Secretaria Cidadã conta com parceiros como a Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Cidades e Meio Ambiente (Secima), Defensoria Pública; o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Banco do Povo, Agência Fomento, Detran, Tribunal de Justiça, Corregedoria Geral de Justiça, Polícia Civil, prefeituras e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).