Empresas goianas terão novas linhas de crédito
Anúncio deve ser feito pelo governador Marconi Perillo durante a Expo Aparecida
Da redação com assessoria
Na sexta-feira (24), será realizada a 290ª reunião do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste (FCO), em que serão analisadas liberações de novas linhas de crédito para microempreendedores, empresários, comerciantes e produtores rurais. O financiamento representa o estímulo para a melhoria de seus negócios, dinamização da economia e geração de empregos no Estado.
A reunião está marcada para as 9 horas e acontece na Expo Aparecida, a primeira feira comercial, industrial e de logística de Aparecida de Goiânia, no complexo industrial All Park. O público poderá acompanhar as deliberações.
Só para Goiás, em 2016, está prevista a liberação de mais de R$ 1,5 bilhão, sendo a metade para o setor empresarial e a metade para o setor rural. Empresas de todos os portes serão contempladas, inclusive microeemprendedores. De acordo com o secretário de Desenvolvimento de Goiás, Thiago Peixoto, o Estado tem apostado em inovação e competitividade para enfrentar a crise. Nesse aspecto, os financiamentos às empresas são fundamentais para o processo, que também se reverte em empregos.
“Para se ter ideia, na última reunião foram 124 cartas consultas aprovadas e mais de 1.000 empregos diretos devem ser gerados. Isso é muito positivo para a economia e o Estado como um todo, pois mostra que, apesar da crise, Goiás continua se esforçando para crescer”, declarou.
Em Goiás, as reuniões do FCO são coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, que conta com a participação de 26 conselheiros, vindos das organizações de classe, para a aprovação das cartas de crédito. Funciona da seguinte forma: o empresário ou produtor vai até um agente financeiro – Banco do Brasil, Goiás Fomento, Sicoob e Sicred – e faz a solicitação para o empréstimo. Esse agente repassa a carta proposta ao FCO, que analisam o pedido em reuniões que acontecem pelo menos uma vez por mês. O conselho é integrado pelas entidades de classe do setor produtivo, que discutem a viabilidade do pedido para o Estado, em outras palavras, eles avaliam se a liberação financeira irá beneficiar, ou não, a população como um todo.
Origem
O FCO foi criado em 1988 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Centro-Oeste brasileiro e tem o propósito de mudar o perfil da economia regional, gerando impactos dinâmicos na diversificação e modernização da estrutura produtiva. Ao todo são disponibilizados 3% do produto da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), entregues pela União.
O governador Marconi Perillo e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Villela, confirmaram presença na abertura da Expo Aparecida, às 10h30min. Na pauta do governador estão questões pertinentes ao município como ajuste fiscal, incentivo fiscal para atrair as empresas para a cidade, a abertura do mercado para investimento do mercado externo e o estímulo à industrialização e à verticalização das indústrias. O evento segue até o sábado (25).
Expo
A Expo Aparecida é a 1ª Feira de Logística, Comércio e Indústria de Aparecida de Goiânia, que começa no dia 23 de junho e segue até dia 25 de junho no Condomínio Empresarial All Park.