Maria Bethânia estreia programa de TV
Em ‘Poesia e Prosa com Maria Bethânia’, no canal Arte 1, cantora receberá convidados que declamarão poesias
No próximo dia 3 de julho, às 22h, estreia no canal Arte 1 o programa Poesia e Prosa com Maria Bethânia. A atração traz a cantora e compositora Maria Bethânia recebendo convidados do universo acadêmico e musical para fazer um resgate da arte de declamar poemas. A série da produtora Cine Group tem quatro episódios, nos quais Bethânia emociona ao debater e desvendar poesias.
O programa é inspirado no Caderno de Poesias (Editora UFMG), lançado pela cantora em dezembro do ano passado. O livro reúne poemas, canções e textos literários selecionados por Maria Bethânia e ilustrados com obras de renomados artistas plásticos brasileiros. Poesia e Prosa com Maria Bethânia nasceu principalmente da vontade de Bethânia em levar expressões artísticas distintas, para todos os cantos, promovendo conhecimento cultural e acadêmico em uma única experiência: democratizar a escrita poética sobre as obras de Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Castro Alves e João Cabralde Melo Neto. A produção conta com direção geral de Mônica Monteiro e foi executada com recursos do canal Arte 1, do Grupo Bandeirantes.
Caio Carvalho, diretor executivo do canal, explica que o Poesia e Prosa com Maria Bethânia promove um diálogo entre diferentes tipos de artes. É levar para o público brasileiro algo que está presente mais na sala de aula, mas com uma linguagem que ultrapassa o caráter acadêmico e torna a poesia sedutora e acessível a todos: “Foi um privilégio para o canal Arte 1 abrir a sua tela para a arte da poesia e da prosa com Maria Bethânia, recebendo seus convidados especiais com toda sua alma e talento”.
Mônica Monteiro, CEO da Cine Group e diretora-geral da atração, conta que o programa está sendo produzido há um ano, e Maria Bethânia participou de todas as etapas. “A cantora é uma pessoa especial demais. Ela é pura, humana, estuda e se dedica totalmente no que faz. Foi um processo grandioso em que a artista escolheu os poetas e se preparou muito para estar ali, declamando, conversando, visitando obras imortais. O resultado é um programa extremamente emocionante. Um trabalho que me levou ao céu”, conta a diretora.
A historiadora Heloisa Starling trabalhou na idealização e coordenação da pesquisa da série. “Poesia e Prosa com Maria Bethânia apresenta a arte de bem cuidar da palavra poética no Brasil. A televisão brasileira vai reunir pela primeira vez compositores, especialistas em literatura brasileira, intelectuais e professores em torno de Maria Bethânia com uma só intenção: explorar os caminhos que fazem a poesia circular livremente entre o livro e a canção, entre a prosa literária, a poesia da canção e o poema escrito.
É preciso que os brasileiros se sintam cada vez mais próximos dos escritores, dos poetas, dos compositores populares. A cantora diz que ‘os nomes dos poetas populares deveriam estar na boca do povo’. Ela tem razão. Para estar na boca do povo, a poesia também precisa ser transmitida pela TV. Maria Bethânia é hoje a mais requintada intérprete do Brasil, capaz de explorar, por meio da voz e da interpretação, com talento e audácia, as possibilidades de nossa língua poética. Quem melhor do que ela para levar poesia à casa dos brasileiros?”, finaliza a pesquisadora.