Hugol realiza festa junina para pacientes
Evento reuniu servidores e pacientes da instituição
Os pacientes e acompanhantes do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) – tiveram uma manhã animada na sexta-feira (24). A unidade de saúde realizou uma festa junina, ao som de viola e sanfona, com decorações e comidas típicas e um casório caipira. A ação reuniu mais de 60 pacientes que foram transportados dos leitos para o jardim interno da unidade, respeitando as necessidades e critérios assistências de cada um.
“A festa junina é uma data comumente comemorada pela sociedade, por isso propomos a trazer um pouco dessa experiência para sair da rotina do hospital. O objetivo foi construir uma ponte com as atividades que ocorreriam normalmente na vida das pessoas se não estivessem internadas”, explica Dagoberto Barbosa, Gerente Multiprofissional e presidente da Comissão de Humanização.
Uma das organizadoras do evento, Isabela Rosa, psicóloga do Hugol e membro da comissão, relatou ter ficado surpresa com os resultados da ação. “Muito gratificante, superou as expectativas. Foi de fato um momento de interação entre equipe, pacientes e familiares, fortalecendo os vínculos. Articulamos todas as áreas do hospital para garantir a segurança dos pacientes, desde o transporte até a questão nutricional, com os alimentos adequados para cada perfil”.
A profissional conta que para abranger os pacientes que não podiam se deslocar dos leitos, como os internados nas Unidades de Terapia Intensiva e outros das enfermarias devido a suas condições clínicas, após a festa os músicos percorreram todas as alas do hospital, levando a alegria vivenciada no evento.
Humanização
Para reduzir o isolamento social ocasionado pelo processo de hospitalização, o Hugol promove ações de humanização, tanto para os pacientes e acompanhantes como para os profissionais que atuam na unidade, pois como é relatado na Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS), “tomamos a humanização como estratégia de interferência no processo de produção de saúde levando em conta que sujeitos sociais quando mobilizados são capazes de transformar realidades transformando-se a si próprios neste mesmo processo”.
De acordo com a supervisora psicossocial do HUGOL, Eliane Gomes, “as ações de humanização, dentre as diversas abordagens, auxiliam na reinserção social do paciente hospitalizado para que possa desenvolver ferramentas de enfrentamento e condições emocionais adequadas, contribuindo para uma maior aderência do tratamento multidisciplinar desenvolvido no hospital”.
Visando também amenizar a saudade no período de internação, a equipe de psicologia promove uma visita humanizada, possibilitando que, além dos familiares e amigos que já os visitam diariamente nos horários estabelecidos, os pais e mães que possuem filhos menores que 12 anos possam se encontrar com as crianças em um ambiente harmônico e com medidas de segurança que minimizam o risco de contaminação.