TJ digitaliza varas cíveis
Processo iniciado na Comarca de Goiânia será estendido ao interior do Estado
Deivid Souza
A partir do dia 4 de julho o ajuizamento de novas ações nas unidades das Varas Cíveis e Cíveis Ambientais da comarca de Goiânia será feito apenas de forma eletrônica, via Sistema de Processo Digital do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).
As Varas de Fazendas Públicas já recebem, desde o dia 5 de abril deste ano, o ajuizamento e peticionamento eletrônico como O HOJE publicou em no dia 6 de maio. O endereço para acesso ao sistema é ‘www.tjgo.jus.br’, na seção Serviços, no link Processo Digital, sendo que é necessário que o usuário tenha certificado digital.
O presidente do TJGO, Leobino Valente Chaves, ressalta que a mudança proporcionará economia de recursos financeiros, redução do fluxo de usuários nas instalações do Poder Judiciário, mais comodidade para os operadores do direito, que poderão acessar ou enviar documentos remotamente e ainda mais agilidade na tramitação dos processos.
“Nós vamos economizar muito tempo, nós vamos agilizar de forma bastante célere mesmo a questão da prestação jurisdicional. Porquanto, os juízes despacham de onde estiverem, os advogados têm acesso ao processo de mesmo de outro estado, e o aperfeiçoamento será tão grande, que de repente com o próprio celular o advogado pode examinar os processos e o juiz pode decidir”, destaca.
Foto: reprodução