Avassalador, Atlético goleia Náutico
Rubro-negro faz 3 a 0 no Timbu e passa a dividir a liderança da Série B com o Vasco da Gama
Edivaldo Barbosa
Com gols de Gilsinho, Alison e Magno Cruz, o Atlético foi avassalador e goleou o Náutico por 3 a 0, ontem à tarde no Serra Dourada, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com a vitória, a oitava na competição, o rubro-negro soma agora 28 pontos, mesma pontuação do Vasco da Gama, que ontem perdeu para o Avaà por 2 a 1.
O Atlético só não assumiu a liderança da Série B isolada porque perdeu para os vascaÃnos no número de vitórias (9 contra 8). Já o Náutico, que sonhava em ingressar no G4, segue com 21 pontos e na oitava posição. No próximo sábado, o rubro-negro faz o clássico contra o Goiás, no Serra Dourada. Já o Timbu tentará a reabilitação diante do CRB, em Recife.
O jogo
Atlético e Náutico começaram com muita disposição. Apesar da correria, os rivais não mostraram criatividade nos primeiros minutos da partida de ontem. O rubro-negro tentava explorar as jogadas de contra-ataques, enquanto o Timbu utilizava os lados do gramado para chegar ao gol defendido por Márcio. O primeiro chute a gol somente aconteceu aos 11, quando Joazi, da equipe pernambucana chutou cruzado para fora.
Dois minutos depois foi a vez do lateral Matheus Ribeiro bater cruzado, nas mãos do goleiro Júlio César. Aos 17, Renan Oliveira lançou para Bergson dentro da área. O atacante do Náutico ficou frente a frente com o goleiro atleticana, mas desperdiçou ao chutar para fora, para desespero da pequena torcida do Timbu presente ao Serra Dourada. Michel cobrou escanteio e Marllon cabeceou. Sorte dos visitantes que Rafael Pereira afastou na pequena área.
O primeiro gol da partida aconteceu aos 24, quando Gilsinho dominou a bola na intermediária e bateu forte, no canto. Antes de entrar, a bola ainda tocou no travessão – Atlético 1 a 0. Na frente no placar, os atleticanos ficara mais animados. Prova disso que logo marcaram o segundo gol. Aos 32, contra-ataque. Pedro Bambu fez assistência para Magno Cruz, que tocou para Alison tirar do goleiro – Atlético 2 a 0.
O técnico Marcelo Cabo foi obrigado a substituir o meia Jorginho, lesionado, por Marquinho, aos 42. Marquinho, com isso, fazia a estreia com a camisa rubro-negra. Antes, aos 39, o Náutico teve a chance de diminuir. Joazi cruzou a bola da direita, Bérgson subiu alto e cabeceou por cima do gol de Márcio.
Disposto a buscar o empate, o técnico do Timbu, Alexandre Gallo, substituiu Roni e Cal Rodrigues por Hugo e Danrlei. O Atlético, porém, manteve-se firme no propósito de não dar espaço para o adversário e marcar o terceiro gol no inÃcio do segundo tempo. Aos 8 minutos, o goleiro Júlio César se chocou com Eduardo, seu companheiro de equipe. Como bateu a cabeça, o jogador foi substituÃdo por Rodolpho, e foi encaminhado para Hospital de Urgência de Goiânia para exames.
Quando a partida recomeçou, o rubro-negro seguiu dominando o adversário. Porém, somente ampliou aos 24, quando Magno Cruz foi lançado pela, entrou na área e chutou cruzado – 3 a 0. Aos 41, o estreante Marquinho fez assistência para Pedro Bambu. O volante chutou por cima do gol de Rodolpho.