O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Meio Ambiente

Parceria quer ampliar parque da Chapada

Área protegida será três vezes maior que a atual. Idas e vindas marcam história de limites da Chapada dos Veadeiros

Postado em 13 de julho de 2016 por Sheyla Sousa
Parceria quer ampliar parque da Chapada
Área protegida será três vezes maior que a atual. Idas e vindas marcam história de limites da Chapada dos Veadeiros

Deivid Souza 

Até o início de agosto, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) deve firmar o ato de ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A proposta técnica foi elaborada pela pasta em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A área atual do Parque é de 65.514 hectares e pela proposta passará para 235 mil hectares.

O principal motivo da ampliação é a manutenção do título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2001, quando a unidade de conservação tinha 235 mil hectares. Até chegar ao plano atual, foram realizados vários estudos e consultas públicas, estas últimas em setembro do ano passado. A ampliação será feita por meio de decreto presidencial, já que se trata de um parque nacional.

O governo de Goiás já se mostrou favorável à proposta. No entanto, Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) pediu um prazo para o MMA a fim de concluir a regularização fundiária em andamento na região. A pasta terá 60 dias para terminar o processo. O assunto foi tema de uma reunião com o titular da Secima, Vilmar Rocha, com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, na semana passada, em Brasília.

“Nós somos a favor da medida até porque a gente acredita que aquela região é vocacionada para o meio ambiente e o turismo. Mas estabelecemos, em correspondência ao Ministério do Meio Ambiente uma série de condicionantes. Uma delas, inclusive, é aguardar a regularização fundiária que está sendo feita lá na região do Parque”, justifica Rocha.

De acordo com o MMA, serão protegidas no Parque 34 espécies da fauna ameaçadas de extinção, sendo 15 espécies de aves, 18 de mamíferos e uma espécie de abelha nativa. No local também há ocorrência de dezessete espécies da flora ameaçadas de extinção.

Ainda maior

O Parque foi criado em 1961 e está localizado na Região Nordeste de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul. Na época de criação, o então Parque Nacional do Tocantins tinha área de 625 mil hectares. Em 1972 a área foi reduzida para pouco mais de 65 mil hectares e foi rebatizado para o nome atual.

Em 2001, com a declaração do parque como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, a área foi ampliada novamente. Desta vez para 235 mil hectares. Entretanto, o decreto de ampliação foi suspenso em 2002 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por questões formais, voltando à área definida em 1961.

 

Veja também