Ancine divulga filmes que serão vistos por curadores de festival holandês
A equipe do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA) assistirá aos filmes na Holanda

Paulo Virgílio
Sete filmes brasileiros foram selecionados para serem vistos pelos curadores do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA), na 17ª edição do programa Encontros com o Cinema Brasileiro. A lista foi divulgada na segun
da-feira (25) pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), responsável juntamente com o Ministério das Relações Exteriores pela iniciativa do programa, que tem como objetivo aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional.
Ao contrário do que ocorreu em outras edições do Encontros com o Cinema Brasileiro, a equipe do IDFA não virá ao Brasil e assistirá aos filmes na Holanda. Os filmes que forem escolhidos participarão do festival, na capital holandesa, realizado entre os 16 e 27 de novembro e considerado um dos mais importantes eventos internacionais dedicados ao cinema documental.
Os longas-metragens selecionados são A luta do Século, de Sergio Machado; Histórias Que O Nosso Cinema (Não) Contava, de Fernando Pessoa; Entre Os Homens De Bem, de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros; Imagens Do Estado Novo 1937-1945, de Eduardo Escorel; Gente Bonita, de Leon Sampaio; Pedro Osmar, Liberdade Que Se Conquista, de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques, e Precisamos Falar Do Assédio, de Paula Sacchetta.
De acordo com a Ancine, a seleção foi feita a partir dos teasers e das informações fornecidas pelas inscrições no programa. Nas edições anteriores, o Encontros com o Cinema Brasileiro já trouxe ao País curadores de importantes festivais, como os de Cannes, Berlim, Veneza, San Sebastian, Locarno, Sundance (EUA) e Havana. (Agência Brasil)