Renato Augusto se junta à seleção
Meia do Beijing Guoan (China) se apresenta e deve ficar como opção no banco no amistoso contra o Japão
Edivaldo Barbosa
Último jogador a se apresentar à seleção olímpica brasileira, o meio-campista Renato Augusto se juntou à delegação ontem, em Goiânia, para o amistoso deste sábado, às 16h30, no Serra Dourada, quando o Brasil vai enfrentar o Japão. O jogador do Beijing Guoan (China), um dos três acima da idade acima de 23 anos – os outros são Neymar e Fernando Prass – para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio, mostrou disposição para participar do amistoso, apesar de ter atuado na última terça-feira pela Copa da China. Após o jogo, ele viajou para o Brasil e se apresentou à seleção.
O apoiador disse que não esperava disputar os Jogos Olímpicos no Brasil. Portanto, a sua convocação foi uma surpresa. “Não passava mais pela minha cabeça, por ter passado da idade. Era um sonho que eu tinha, num momento ainda mais especial, podendo chegar a uma final e jogar na minha cidade, onde eu fui nascido e criado. Com certeza, é um gosto especial”, disse.
Questionado sobre a sua condição física, ele revelou que pode ser escalado tranquilamente para o amistoso de amanhã, apesar da viagem desgastante. “Estou 100%. Estou treinando muito mais que treinava no Brasil. Estávamos em uma sequência muito grande de jogos. Lá na China temos uma responsabilidade maior, tem que correr mais que já corre aqui. Fisicamente estou muito bem”, afirmou o apoiador.
Para o confronto com o Japão, a tendência é de que Renato fique no banco de reservas. Porém, para a estreia nas Olimpíadas contra a África do Sul, dia 4 de agosto, em Brasília, ele disputará posição com Rafinha e Felipe Anderson.
O técnico Rogério Micale ainda não decidiu quem será o capitão da seleção nos Jogos Olímpicos. Renato Augusto, ao lado de Fernando Prass e Neymar, está entre os cotados. “Seria uma honra, mas é uma coisa que não vejo por que tanto alvoroço. É uma coisa muita mais simbólica, o mais importante é pensar no grupo e pensar no título e ficar com essa medalha”, finalizou o jogador, que viajou 30 horas para chegar a Goiânia.
Treino
No treinamento de ontem à tarde, no Serra Dourada, Micale, conforme o esperado, deixou claro que não vai aproveitar Renato Augusto no início da partida deste sábado. Se o time que vem treinando for confirmado, o Brasil já está escalado com Uilson; Zeca, Rodrigo Caio, Marquinhos e Douglas Santos; Thiago Maia, Rafinha e Felipe Anderson; Gabigol, Gabriel Jesus e Neymar.
Hoje à tarde, a seleção realiza o último treino no local do amistoso de amanhã.
Ações sociais
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realiza ações sociais em Goiânia, com a parceria da Federação Goiana de Futebol (FGF) e do Governo do Estado de Goiás. O projeto “Seleção na Minha Cidade” tem o objetivo de promover interação entre a entidade máxima do futebol no País com o público das cidades em que a seleção brasileira realiza jogos.
Hoje será realizado Workshop com o tema Futebol na Infância e na Adolescência. Os palestrantes serão o gerente da CBF Social, Diogo Netto, o ex-jogador Alex Dias e o professor Juracy Guimarães, da Universidade Federal de Goiás (UFG). A atividade será realizada das 9h às 12h, no Espaço Multiuso do Estádio Hailé Pinheiro. Às 14h será realizada aula prática, no campo de futebol do Estádio da Serrinha.
Amanhã, dia do amistoso da seleção, no Estádio Hailé Pinheiro, será promovido o Festival CBF Social, composto por atividades recreativas e de formação voltadas para a prática do futebol, em sistema de rodízio. A metodologia utilizada será Habilidades para a Vida, que consiste em utilizar o futebol como ferramenta para transmitir valores para as crianças participantes enquanto cidadãs. (Com agências)