Série ‘Recitais Vilaboenses’ completa um ano
Repertório desta sexta traz renomados concertistas
para reverenciarem a homenageada, Valéria Zaninique
O Palácio Conde do Arcos , na Cidade de Goiás, recebe nesta sexta-feira (29) mais uma apresentação da série Recitais Vilaboenses na temporada 2016. O espetáculo, que tem início às 20h, será abrilhantado pelos concertistas Eliane Rahal, Clóvis Alessandri e Britta Bugge Madsen. Clóvis e Eliane farão um tributo à Valéria Zanini, falecida em fevereiro de 2016, que, juntamente com eles, se apresentou no lançamento da Série. À época, em 24 de julho de 2015, os três fizeram o primeiro recital, em homenagem a Reginaldo Saddi, que faleceu no ano anterior.
Os recitais são realizados pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), em parceria com a Escola de Música da Universidade Federal de Goiás (UFG). Ocorrem na última sexta-feira de cada mês, homenageando sempre uma personalidade cultural, levando espetáculos de qualidade e entretenimento aos moradores e turistas da histórica Vila Boa.
O repertório desta sexta-feira traz as canções Seresta Op. 1, de Aylton Escobar (1943); Andante do Concerto Italiano, de Johann Sebastian Bach (1685-1750); Noturno Op 48 Nº1, de Frédéric Chopin (1810-1849); Sorrento Op. 17 Nº 8, de Sergei Bortkiewicz (1877-1952); Capriccio Op. 3 Nº1, de Sergei Bortkiewicz (1877-1952); Noturno em Dó Sustenido Menor, Op. Posthum, de Frédéric Chopin (1810-1849); Balada Nº1 em Sol Menor, Op.23, de Frédéric Chopin (1810-1849); Alegro de Concerto, de Enrique Granados (1867-1916), e Viagem Para o Céu (ou Paraíso), de Adrian Shaposhnokov (1888-1967).
Intérpretes
BrittaBuggeMadsen se graduou como pianista e organista no Real Conservatório de Música da Dinamarca. Estudou e graduou-se em Ciência da Música na Universidade de Copenhague. Eliane Rahal, pianista goiana, estudou no conservatório de Música da UFG e na Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro. Clóvis Alessandri estudou piano no Instituto de Artes, hoje Escola de Música e artes Cênicas da UFG – depois, concluiu o Curso Superior de Música no Rio de Janeiro e aperfeiçoou seus estudos na escola superior de Música de Colônia, na Alemanha.
Homenageada
Esta é a décima edição da série Recitais Vilaboenses e, nessa apresentação, a homenageada é Valéria Zanini, que participou como intérprete da edição de lançamento da série. Valéria Zanini estudou no Conservatório de Música de Goiânia e na Escola Nacional de Música (UFRJ). Formou-se como solista no Conservatório Real de Música da Dinamarca. Como pianista, fez vários concertos no Brasil. Foi considerada pela crítica especializada uma das maiores pianistas brasileiras radicadas na Europa.
Valéria Zanini despediu-se, para sempre, meses depois de seu concerto com a Sinfônica de Minas Gerais: ela faleceu em Copenhague no dia 9 de fevereiro de 2016.
SERVIÇO
Série ‘Recitais Vilaboenses’
Quando: Hoje (29)
Local: Palácio Conde dos Arcos na Cidade de Goiás (GO)
Horário: 20h
Entrada gratuita