Vila faz duelo direto com Paysandu
Com três novidades, alvirrubro joga em Belém e quer a reabilitação para presentear torcida pelo aniversário
do clube
Edivaldo Barbosa
Aderrota para o Ceará na reabertura do Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, no sábado passado, deixou o Vila Nova bem próximo da zona do rebaixamento. Para não voltar a frequentar o Z4 nas próximas rodadas, o alvirrubro sabe que é essencial conquistar a vitória diante do Paysandu, que não vence há oito jogos, hoje, às 18h30, no Estádio Leônidas Castro (Curuzu), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, a penúltima do 1º turno. O triunfo pode ser um presente à torcida vilanovense pelo aniversário do clube, comemorado na sexta – completou 73 anos de fundação.
Com 21 pontos – aproveitamento de 41,2% – e na 13ª colocação, o alvirrubro tem a mesma pontuação do adversário deste sábado. Porém, leva vantagem no número de vitórias (6 contra 4) e também no saldo de gols (-1 contra -5). Se superar o Paysandu, o Vila volta a sonhar com a possibilidade de brigar por uma vaga no G4. Uma derrota, no entanto, o deixará próximo da zona do rebaixamento.
O técnico Guilherme Alves não escondeu que ficou chateado com a derrota por 4 a 3 para o Ceará. A defesa, na ocasião, cometeu falhas cruciais que culminaram com o revés do Vila no OBA. Mas, no geral, elogiou a entrega dos jogadores, principalmente no segundo tempo. O comandante vilanovense, à época, não crucificou o goleiro Edson pelo resultado, mas decidiu sacar o camisa 1 para o jogo em Belém. Além desta mudança, a equipe terá mais duas.
Com a saÃda de Edson, que sequer viajou com a delegação para a capital paraense, o treinador promove a estreia de Saulo. O goleiro de 27 anos e 1,95 m de altura foi emprestado pelo Sport ao clube até o final desta temporada. Ele também atuou pelo ABC-RN e Treze-PB. Wagner Bueno, recuperado de contusão, viajou com a delegação e ficará como suplente no banco de reservas.
Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro desfalca o alvirrubro. Como Patrick está entregue ao departamento médico e, portanto, desfalca o time, Guilherme Alves opta por deslocar o volante Magno Silva para o setor. Com isso, Victor Bolt, que cumpriu suspensão diante do Ceará e pegou apenas um jogo de suspensão no julgamento do STJD – já cumpriu –, volta à condição de titular. Outra novidade na escalação é a entrada do zagueiro VinÃcius Simon na vaga de Reginaldo.
Papão
Sem vencer há oito jogos e eliminado esta semana pelo Juventude da Copa do Brasil, o Paysandu vive um momento crÃtico. O técnico Gilmar Dal Pozzo está na corda bamba e pode ser demitido em caso de derrota esta noite para o Vila Nova.
Dal Pozzo está preocupado com a questão do preparo fÃsico dos jogadores. Para piorar a situação, o zagueiro Gilvan foi expulso na última rodada. O atacante MaÃlson, que não pôde atuar na Copa do Brasil, volta a ficar à disposição, além dos laterais Edson Ratinho e João Lucas.
Também o volante Jhonnatan, o meia Thiago LuÃs e o atacante Alexandro poderão voltar ao time contra o Vila. Expulso contra o Paraná, o volante Augusto Recife também desfalca o Papão da Curuzu.
Culto marca aniversário de 73 anos
Na sexta-feira, o Vila Nova completou 73 anos de fundação. O clube promoveu um culto ecumênico nas dependências da sede administrativa do Onésio Brasileiro Alvarenga, com a presença de dirigentes, funcionários e torcedores.
O presidente Gutemberg Veronez falou sobre a importância do clube, a luta e o apoio da torcida, que tem contribuÃdo para o engrandecimento do Vila Nova. Guto convidou o vice-presidente e conselheiro grão-benemérito Jose Martinez para sobrar as velinhas do bolo de aniversário do Vila.
Também na manhã de ontem, o goleiro Fernando Prass, campeão goiano pelo Vila em 2001, e atualmente na seleção brasileira olÃmpica, esteve no OBA juntamente com o goleiro Daniel Fuzato, que foi chamado para treinar na seleção brasileira.
Prass conversou com dirigentes, torcedores e com Guto Veronez. O jogador de 38 anos fez atividades no gramado do estádio do Vila como parte do processo de recuperação de uma contusão no cotovelo. (Edivaldo Barbosa)