Com estreia do futebol feminino, Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro começam hoje
O futebol feminino dá o pontapé inicial nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura oficial acontece apenas na próxima sexta-feira (5)
Da redação
O futebol feminino dá o pontapé inicial nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura oficial acontece apenas na próxima sexta-feira, mas pelo menos no esporte mais popular do País, a disputa pelo ouro começa hoje, com seis partidas agendadas.
Suécia e África do Sul abrem as atividades, às 13 horas, no Estádio Olímpico João Avelange, no Rio. No mesmo palco, às 16 horas, o Brasil, prata em Atenas 2004 e Pequim 2008, encara a China e busca conquista inédita. Canadá e Austrália, Zimbábue e Alemanha, na Arena Corinthians, em São Paulo; Estados Unidos e Nova Zelândia, além de França e Colômbia, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, são os outros confrontos do dia.
Ao todo, mais de 11 mil atletas desfilarão nos campos, quadras, piscinas, pistas, ringues, entre outros, divididos em 34 modalidades esportivas diferentes, em busca de marcar o nome na história das Olimpíadas. Destes, 462 são brasileiros – 253 homens e 209 mulheres.
Goianos, são cinco. Clemilda Fernandes, ciclismo de estrada; Laís Nunes, luta olímpica; Rafael Andrade, ginástica de trampolim; Raíza Goulão, mountain bike; e Renato Portela, tiro esportivo, serão os representantes do Estado no Rio de Janeiro.
Clemilda é a única dentre o grupo que tem experiência olímpica, tendo participado dos Jogos de Pequim, em 2008, e Londres, em 2012. Em 2007, foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro.
Seleção feminina encara China no Rio
A corrida pela inédita medalha de ouro do futebol feminino começa hoje para o Brasil. Prata em Atenas 2004 e Pequim 2008, as brasileiras miram o lugar mais alto do pódio nesta edição dos Jogos Olímpicos. A caminhada começa hoje, às 16 horas, contra a China, no Estádio Olímpico João Avelange, no Rio de Janeiro. O duelo é válido pela 1ª rodada da primeira fase.
Além das chinesas, as anfitriãs ainda enfrentam África do Sul e Suécia. Austrália, Canadá, Alemanha e Zimbábue no Grupo F, e Colômbia, França, Nova Zelândia e Estados Unidos, no Grupo G, completam as doze seleções em disputa por medalhas. Além dos dois melhores de cada grupo, avançam às quartas de final os dois melhores terceiros colocados.
Derrotadas pelo Japão, ainda nas quartas de final, na última edição dos Jogos, as brasileiras ficaram fora da disputa por medalhas. Ainda assim, a cobrança por conquistas em 2016 é grande e o técnico Vadão garante que o grupo está pronto tanto técnica, quanto psicologicamente, para lidar com a pressão.
“Nós teremos agora uma cobrança por medalha jogando em nosso país. Vai ter torcida a nosso favor e vai ter também uma cobrança maior. Mas a gente já discutiu muito isso. Trabalhamos com psicólogo desde que chegamos aqui. Está muito bem conversado”, disse.
A confiança do treinador em uma boa apresentação nessa primeira partida é grande, principalmente com as informações fornecidas pelas cinco brasileiras “infiltradas” no futebol chinês. A zagueira Rafaelle, e as atacantes Darlene e Raquel defendem o Changchun Club, enquanto a lateral Fabiana e a atacante Debinha vestem as cores do Dalian Quanjian.
“São muitas informações individuais e coletivas. Tiveram uma mudança no comando, um francês (Bruno Bini), e agora estão de forma mais agressiva, marcação mais pressão. Antes eles esperavam mais o contra-ataque. Não sabemos qual das duas estratégias será usada, mas estaremos preparados”, afirmou.
FICHA TÉCNICA
Jogo: Brasil x China. Local: Estádio Olímpico João Avelange, às 16 horas, no Rio de Janeiro-RJ. Árbitro: Carol Anne Chenard (Canadá). Assistentes: Marie-Josee Charbonneau (Canadá) e Suzanne Morisset (Canadá). Brasil: Bárbara; Fabiana, Mônica, Rafaelle e Tamires; Thaísa, Formiga e Marta; Débora, Andressa Alves e Cristiane. Técnico: Vadão. China: Zhao Lin; Liu Shanshan, Xue Jiao, Gao Chen e Li Dongna; Wu Haiyan, Ren Guixin, Tan Ruyin e Yang Li; Wang Shanshan e Ma Xiaoxu. Técnico: Bruno Bini.