Seleção brasileira de futebol masculino estreia contra a África do Sul nos Jogos
A seleção olímpica masculina de futbol estreia hoje, às 16 horas, contra a África do Sul, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília
Felipe Bonfim
As meninas do Brasil deixaram ótima impressão ontem ao bater a China por 3 a 0, no Rio de Janeiro, e agora é a vez dos rapazes mostrarem qualidade. A seleção olímpica masculina de futbol estreia hoje, às 16 horas, contra a África do Sul, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e dá início à batalha pelo inédito ouro – já conquistou três pratas (1984, 1988 e 2012) e dois bronzes (1996 e 2008).
Dentro daquilo que vê como possível, o técnico Rogério Micale avalia que seus comandados estão prontos para o confronto com os sul-africanos. O treinador canarinho aponta que é difícil, em tão pouco tempo, estabelecer uma filosofia de jogo, mas acredita que seus comandados estão preparados o suficiente para se adaptar às situações encontradas durante a partida.
“Pronto só se for no sentido de aproveitar tudo que tivemos de tempo e treinamentos para poder tentar implantar um modelo de jogo. Mesmo aquela equipe que joga há muito tempo junta nunca está pronta. O futebol é muito dinâmico, existe sempre um adversário querendo contrapor sua forma de jogar, temos de estar habilitados para responder essa imposição”, disse.
Essa resposta, inclusive, deve acontecer de forma muito natural. Se a equipe não está em seu ápice tático, o aspecto técnico aparece como compensador, principalmente através do trio ofensivo com Gabriel Jesus, Gabigol e Neymar. Os talentos individuais devem despontar de forma positiva em campo
“São jogadores extremamente conhecidos, o maior desconhecido é o treinador”, brincou Micale. “Os jogadores despontam em suas equipes no Brasil, são jovens promissores, estão firmados no cenário nacional e internacional. Nosso torcedor pode esperar uma equipe com muita qualidade. Acredito muito no nosso futebol brasileiro. Vivemos um momento difícil, mas nosso talento é forte”, assegurou.
O comandante canarinho analisa ainda que, mais uma pressão, a presença do torcedor brasileiro representará força para o grupo de jogadores, que esperam retribuir o apoio das arquibancadas com dedicação em campo.
“Ao torcedor, vamos tentar mostrar trabalho com entrega, comprometimento, e com o apoio da torcida seremos muito fortes. Meu objetivo maior seria conduzir essa equipe da melhor forma possível, espero que possamos estrear com o pé direito. É onde dá confiança, você pode criar e visualizar tudo que trabalhou”, concluiu.
Respeito
Técnico da África do Sul, Owen da Gama, não quer saber de medo do Brasil. Apesar de reconhecer a superioridade técnica adversária, o treinador garante que os sul-africanos irão propor seu estilo de jogo. “Nós não tememos o Brasil, mas nós o respeitamos muito. Temos que pensar no nosso jogo também. Não devemos fazer nada de marcação individual, vamos marcar unidos, como um time”, afirmou.
FICHA TÉCNICA
Jogo: Brasil x África do Sul. Local: Estádio Mané Garrincha, às 16 horas, em Brasília. Árbitro: Antônio Mateu Lahoz (Espanha). Assistentes: Pau Devis Cebrian (Espanha) e Roberto Perez Diaz (Espanha). Brasil: Weverton; Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos; Thiago Maia, Renato Augusto e Felipe Anderson; Gabigol, Gabriel Jesus e Neymar. Técnico: Rogério Micale. África do Sul: Khune; Mathoho, Malepe, Coetzee e Mngonyama; Massuku, Motupa e Mtshangase; Mvala, Morris e Dolly. Técnico: Owen da Gama.