Shopping recebe campanha de descarte de medicamentos
O objetivo é alertar sobre a necessidade correta do descarte de remédios fora do prazo de validade
O Passeio das Águas Shopping recebe, até dia 21 de agosto, um Furacão com seis metros de altura, fabricado com embalagens de medicamentos. A peça gigante, que estava no Parque Vaca Brava, que fica no Setor Bueno, é símbolo da Campanha de Descarte Inteligente. A iniciativa é realizada pela Farmácia Artesanal.
A ação tem o intuito de incentivar a mudança de hábitos na população com o descarte correto de medicamentos. Além disso, a mensagem que a peça gigante quer passar é que o descarte incorreto pode gerar danos graves ao meio ambiente e retornar de forma desastrosa para as vidas de quem os descartou.
"O Passeio das Águas Shopping tem preocupação especial com a preservação do meio ambiente. Por isso consideramos fundamental apoiar todas as iniciativas que ajudem a aumentar o conhecimento e conscientização das pessoas. Muita gente nem sabe que não deve colocar medicamentos no lixo e desconhece a necessidade do descarte correto para evitar comprometer o ecossistema e nossa saúde”, comenta a Gerente de Marketing do Passeio das Águas Shopping, Ana Isa Lucena.
Desafio
O descarte de medicamentos no meio ambiente é um problema presente no dia a dia da maioria das pessoas e causa danos graves &agrav
Estudos mostram que as piores consequências do descarte incorreto de medicamentos estão relacionadas aos produtos medicinais que interferem no sistema endócrino. São os chamados “interferentes endócrinos” e englobam uma variedade de substâncias químicas que inclui hormônios naturais e sintéticos, fitoestrógenos, pesticidas entre outros.
Os efeitos ambientais mais sérios são observados pelo hormônio 17a-estradiol que, quando descartado de forma incorreta, pode chegar a rios e corpos d'água e provocar a feminização de peixes machos, prejudicando a reprodução e posterior sobrevivência de algumas espécies.
O jeito é se informar sobre os locais que fazem a coleta adequada dos medicamentos vencidos. O sistema é parecido com o descarte de eletrônicos. Os laboratórios e postos de saúde são responsáveis pelo descarte apropriado para os remédios. Algumas farmácias também recolhem os produtos.