Estágio é porta de entrada para primeiro emprego
Empresas de Goiânia focam no desenvolvimento de talentos e oferecem vagas para universitários
Da redação
O estágio prepara os estudantes para a iniciação no mercado de trabalho, complementando o aprendizado da sala de aula com vivência prática da profissão escolhida. Hoje é comemorado o dia do estagiário. Em Goiânia, uma série de empresas incentivam e capacitam novos talentos por meio de programas de estágio.
A EBM Desenvolvimento Imobiliário, que há anos trabalha com criação de talentos em diversas áreas, em 2011 instituiu o Programa Start, voltado para a engenharia civil, que conquistou o 1º lugar na categoria Empresa de Grande Porte do Prêmio IEL de Estágio em Goiás. Os estagiários têm a chance de trabalhar em obras e no escritório, com projetos em diferentes etapas, pensando em maneiras para resolver problemas em cada área.
Estudante do 9º período de engenharia civil, Naiane Souza Santos, estagia há um ano na EBM. “Quando passa por diversos departamentos, o jovem consegue ter uma visão mais ampla da área que quer seguir”, afirma. O Start permite ainda que talentos sejam retidos dentro da empresa, o que inspira estagiários a atuar com mais empenho, visando à contratação. Para Naiane, sua supervisora, a gerente de incorporação Lyvia Mendonça, que estagiou na empresa por 3 anos e hoje é gerente, é sua inspiração.
Efetivação
Criado há cerca de um ano, programa de estágio da Drogaria Santa Marta, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), possibilitou a passagem de 10 estudantes do curso técnico de logística pela rede de farmácias. O trabalho gerou a efetivação de dois deles ao final dos oito meses do estágio curricular.
A experiência foi bem-sucedida, avalia o gerente de departamento pessoal, Cristiano Martins dos Santos, pois possibilitou oportunidade a um grupo de estudantes de menor poder aquisitivo. “Essa foi uma experiência inovadora, que oportunizou a vivência no mercado de trabalho para profissionais de outro nível de formação. As vagas são permanentes e podem continuar a ser aproveitadas pelos estudantes do Senac”, explica.
João Igor Cavalcante Pinheiro, um dos estagiários contratados para o departamento de estoque do Centro de Distribuição da Santa Marta, acredita que o estágio é fundamental. “Desempenhamos as mesmas funções de funcionário e com todas as responsabilidades, com a diferença de ser supervisionado”, considera Igor, que atribui a essa visão sua efetivação.
Contratação
A Opus Inteligência Construtiva também enxergou no estágio uma chance para desenvolver profissionais que agregam com seu conhecimento acadêmico. A empresa lança, neste mês, programa voltado especialmente para engenheiro residente, objetivando formar profissionais altamente capacitados para assumir cargos efetivos ao término do estágio.
A empresa recebe estudantes desde 2011 e atualmente possui 27 estagiários das disciplinas de engenharia civil, arquitetura, segurança do trabalho, comunicação e marketing e administração. Contudo, notou-se uma baixa efetivação dos profissionais de engenharia nas obras, em comparação com outras áreas, explica a coordenadora de Recursos Humanos da Opus, Juliana Maria de Oliveira, o que motivou a criação do novo formato.
Com dois anos de duração, o programa de estágio terá na sua grade a atuação em seis áreas diferentes da empresa, que proporcionarão experiência múltipla. Podem participar do processo seletivo estudantes de engenharia civil do 5º ao 7º período, que iniciarão as atividades em setembro. O programa abrirá vagas semestralmente, nos meses de fevereiro e agosto.