O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 4 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Dança

Mostra ‘Deitar O Sal’ começa ser apresentada hoje no Teatro Sesi

O espetáculo é uma performance multimídia que reúne artistas criadores da Alemanha, do Brasil e do Uruguai

Postado em 20 de agosto de 2016 por Renato
Mostra ‘Deitar O Sal’ começa ser apresentada hoje no Teatro Sesi
O espetáculo é uma performance multimídia que reúne artistas criadores da Alemanha

Da redação
O espetáculo Deitar O Sal é uma performance multimídia que reúne artistas criadores da Alemanha, do Brasil e do Uruguai, de diferentes áreas de conhecimento, em residência promovida pelo projeto Conexão Samambaia, da Universidade Federal de Goiás (UFG).  O encontro do grupo resultou no projeto espetáculo Deitar O Sal, que estreia nos dias 21 (domingo) e 22 (segunda) de agosto, às 20h30, no Teatro Sesi, sob a direção da bailarina e coreógrafa Sônia Mota. 
O título da criação coletiva remete à ideia do sal como ferramenta transformadora da matéria. O sal usado para engordar o gado também prepara, cura a carne e flavoriza. 
Incorruptível, fertiliza e esteriliza o solo.  Dispositivos tecnológicos diversos que conectam corpos, natureza e tecnologia produzem um banquete de imagens e sons servidos em cena. Múltiplas células coreográficas foram desenvolvidas a partir de vontades individuais e coletivas, após a sugestão da diretora Sônia Mota aos artistas residentes, de concatenar o universo biológico e o tecnológico na elaboração do movimento. 
O grupo conta com a participação do coletivo Transforma, radicado em Berlim, formado por Luke Bennett, Simon Krahl, BarisHasselbach, os uruguaios Francisco Lapetina e Fernando Velázquez, que, juntos, compõem a dupla FF. Integram também a performance  o diretor de arte Benedito Ferreira e um coletivo de sete bailarinos brasileiros formado por B-Boy Jerry MegabreakX,  Érica Bearlz, Guilherme Monteiro, Kleber Damaso, Luciana Caetano, Luciana Celestino e Nilo Martins. 
Programa Internacional de Residências Transestéticas, atividade consolidada desde sua primeira edição em 2010, o Conexão Samambaia tem formato de residências interartísticas como um investimento nos componentes dialógicos e relacionais da arte contemporânea. O projeto de circulação Deitar O Sal foi contemplado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2014 e com o Fundo Estadual de Cultura 2015.  Depois de Goiânia, Deitar O Sal será apresentado no Festival Cena Contemporânea, em Brasília.

SERVIÇO
Espetáculo ‘Deitar o Sal’
Quando: 21 e 22 de agosto (domingo e segunda)
Horário: 20h30
Onde: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva)
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Estudantes, idosos acima de 60 anos e industriários mediante comprovação pagam meia-entrada

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também