Decorações natalinas já reaparecem em lojas da capital
Estamos no fim de agosto, mas algumas lojas já começam a se preparar para o Natal deste ano
Ingrid Reis
Além de divertido, decorar é também um ato de amor. Enfeitar a casa para festividades, escolher cada item nos mínimos detalhes para receber um convidado é também uma demonstração de carinho. Com a correria do dia a dia, o Natal tem se tornado cada vez mais uma data para reunir a família, e esse dia nos remete a uma infinidade de coisas boas como união, harmonia, paz, saúde e amor. Todos esses sentimentos são ingredientes fundamentais desde a hora de preparar a ceia e ainda mais na hora de ornamentar o lar para a chegada dos convidados. Estamos no fim de agosto, mas algumas lojas já começam a se preparar para o Natal deste ano.
E como não se deslumbrar com cada vitrine, uma mais linda que a outra? Mas, em época de crise, conciliar o desejo de ter uma casa bonita para a festividade do fim do ano pode entrar em conflito contra o orçamento. A boa notícia é, que apesar da crise, é possível deixar a sua casa linda sem ter um rombo no orçamento, uma vez que as palavras que definem este Natal são sustentabilidade e reciclagem.
Para a designer de interiores Vanderlene Rodrigues, a tendência, agora, é gastar pouco e aproveitar itens que todo mundo possui, em casa, para montar a tradicional árvore de Natal e ornamentar os ambientes. Ela acrescenta que, ao contrário dos anos anteriores – que estava em alta padronizar a decoração com uma ou até mesmo duas cores –, neste ano o tradicional vermelho, verde e amarelo voltarão com tudo. No entanto o tradicional vem acompanhado com outro tom que invadiu os guarda-roupas e veio para ficar, o nude.
Tendo em vista essa infinidade de cores, tons e possibilidades, fica ainda mais fácil se preparar para uma decoração legal. Fitinhas de presentes, bichinhos de pelúcia de crianças, fotos, bolas de isopor e até mesmo as bolas de Natal anteriores: tudo isso pode ser usado na hora de decorar, e é claro que a criatividade não pode ficar de fora.
Compras
O Natal é a data mais aguardada e rentável para os comerciantes, e cada vez mais as lojas têm se preparado mais cedo para a festividade. A designer explica que o consumidor passa a comprar itens para decorar a casa a partir da segunda quinzena de novembro. Já nesse primeiro momento, os artigos para o Natal são vendidos para lojas varejistas a fim de integrar e ornamentar lojas para chamar atenção do público.
Embora algumas lojas da Capital já possuam artigos disponíveis para a venda, Vanderlene esclarece que as novidades chegam no início de novembro. Segundo ela, a vantagem de comprar, agora, é que pode-se evitar tumulto e, planejando com antecedência, pode-se ir comprando, aos poucos, e, quando você se der conta, o Natal chegou e sua decoração está pronta. Além disso, muitos consumidores acabam deixando para a última hora e correm o risco de não encontrar adereços tão bonitos – ou até mesmo não encontrarem.
Árvore de fotos
Existe coisa mais gostosa que curtir aquela nostalgia com a família e recordar datas, acontecimentos, ocasiões? Para isso muitas famílias recorrem ao tradicional álbum de fotos, no entanto as fotos podem virar um elemento a mais e migrar do story book para a sua árvore de Natal.
Ainda de acordo com a designer, tem se tornado bem comum a ideia de adicionar fotos especiais como adereços para ornamentar a árvore. “Parece difícil, mas é bem simples de fazer”, garante Vanderlene. Basta realizar um furinho na foto e passar fitinhas, linha de náilon formando uma espécie de laço semelhante àqueles das bolas e outros itens que são pendurados nas árvores. Podem- se criar molduras com papel cartão ou folha de PVC, que também é bem simples de fazer: escolha a foto e corte o papel na largura de dois centímetros (maior em todos os lados que sua foto) e cole a imagem em cima do papel. Está pronta a sua moldura. Caso você prefira não colar a sua foto, pode-se colocar uma fita dupla face na imagem e colar nos galhos da árvore, que fica lindo do mesmo jeito. A quantidade de imagens vai depender do tamanho da sua árvore e do tamanho de cada foto. Assim, além dos presentes, a árvore ganha um motivo especial para reunir os familiares.
Galho seco
Para quem não tem uma árvore de Natal em casa e também não pretende gastar dinheiro comprando uma, aqui vai uma dica valiosa. Parece estranho, mas aquele galho seco que você cortou da árvore e estava pretendendo jogar no lixo pode se tornar uma peça chave na sua decoração.
Como explica a decoradora Vanderlene, escolha uma madeira que possua mais hastes, pinte a peça com tinta spray, decore com piscas-piscas e incremente a decoração com algumas bolas, estrelas e o que a sua criatividade desejar. Em seguida, coloque parte do galho em um vaso com areia. Por cima da areia, podem ser adicionadas pedrinhas, pinhas – dentre outros itens.
Bolas customizadas
Outro item indispensável na decoração natalina são as bolas coloridas. Apesar de as bolas serem figurinhas carimbadas da data, eles ainda aparecem como um dos itens mais caros na lista de compra para a decoração. Mas, segundo a designer, é possível ter globos incríveis, gastando pouco e fazendo você mesmo. As bolas de outros Natais que estão desbotando ou começaram a descascar podem ganhar uma cara nova quando pintadas com tinta spray. Já as bolas de isopor, que podem ser encontradas em qualquer papelaria e em qualquer tamanho, ganham um requinte se revestidas com tecidos, lantejoulas e purpurina.