Prefeitura entrega Praça Cívica na sexta
Ainda inacabada, o local foi entregue no último aniversário de Goiânia, há quase um ano
Wilton Morais
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) concluiu os trabalhos finais da reforma e revitalização da Praça Cívica, no Centro da Capital. Os últimos detalhes são realizados desde a inauguração da praça no dia 24 de outubro de 2015, quando Goiânia completou 82 anos.
De acordo com o engenheiro fiscal da Seinfra, Fábio Peres, todos os detalhes da praça foram finalizados. Apesar disso, o engenheiro afirmou que falta o reparo de algumas pontas de mármore que estão quebradas. Os detalhes são de algumas divisórias presentes na área. A inauguração final e entrega da obra será na próxima sexta-feira dia (26) às 19h e contará com a presença de representantes da Prefeitura de Goiânia e de órgãos de fiscalização histórica, como o Patrimônio Artístico e Nacional (Ipahn), já que a praça é tombada.
Desde a primeira inauguração da Praça Pedro Ludovico Teixeira, o espaço sofria com o vandalismo e mal cuidado com a obra. Segundo o engenheiro da Seinfra, Fábio Peres, foi realizado o revestimento em plantas pisoteadas, assim como, os reparos nas fontes luminosas, usada por moradores de rua para banho. De acordo com o responsável pela fiscalização, as fontes luminosas estão totalmente prontas e com as bombas automáticas revisadas.
Conforme a Seinfra, o valor estimado e gasto na reforma foi de R$12,5 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo a secretaria, a demora para a conclusão da praça foi ocasionada por problemas da empresa responsável pela obra, a Marsu, como o caso em que equipamentos ficaram presos na alfândega do Porto dos Santos (SP). Apesar dos benefícios da praça, a construção impediu o estacionamento de veículos. O que forçou profissionais da região a buscarem meios alternativos, como os estacionamentos privados.
A Praça
A Praça Cívica foi à primeira praça construída na cidade, em 1933. O local faz parte do espaço arquitetônico de Goiânia com a representação do estilo Art Déco e possui importante destaque para a representação do Poder Executivo do Estado, com a presença do Palácio das Esmeraldas.