Banhada a ouro
Tite divulga lista de convocados para Eliminatórias com sete medalhistas olÃmpicos
Técnico da seleção brasileira de futebol, Tite anunciou, na manhã de ontem, a lista de 23 convocados para enfrentar Equador, no dia 1º de setembro, fora de casa, e Colômbia, no dia 6, na Arena da Amazônia, em Manaus-AM, em duelos válidos pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Do grupo que conquistou através dos pênaltis o ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, sobre a Alemanha, no último sábado, são sete nomes.
Além do goleiro Weverton, o meia Renato Augusto e o atacante Neymar, os três “veteranos” do elenco olímpico, Tite chama para servir à seleção principal os zagueiros Marquinhos e Rodrigo Caio, além dos atacantes Gabigol e Gabriel Jesus.
Neymar, inclusive, sequer retorna a Barcelona, na Espanha. Técnico da equipe azul-grená, Luis Enrique liberou o jogador para continuar no Brasil, visto que teria que se reapresentar ao grupo que inicia a preparação visando as partidas das eliminatórias já na próxima segunda-feira
Durante a entrevista coletiva, Tite explicou que a convocação foi muito afetada pelo ciclo europeu, que se iniciou nas últimas semanas. Segundo ele, alguns atletas ficaram fora por questões físicas e médicas, mas podem ser chamados no futuro para defender a seleção.
“Alguns atletas europeus, por estarem retomando as atividades, e alguns com lesões, ficam prejudicados nessa avaliação. Em relação à convocação, é para os próximos dois jogos. Serão confrontos onde queremos aproveitar o melhor momento de cada atleta. Temos que ser justos neste aspecto. Não quero ser o otimista irresponsável ou pessimista que vê só o negativo. Neste momento não estamos classificados e queremos estar entre os classificados”, disse.
Entre as novidades estão os laterais Marcelo, do Real Madrid (Espanha), preterido pelo ex-técnico Dunga, e Fagner, do Corinthians, convocado pela primeira vez. Quem também estreia na seleção é o volante Rafael Carioca, do Atlético-MG. Casemiro, também do Real, Giuliano, que defende o Zenit (Rússia), e Paulinho, atualmente no Guangzhou Evergrande (China), são outros que reaparecem no meio-campo. Taison, do Shaktar Donetsk (Ucrânia), é surpresa no ataque.
Com apenas nove pontos conquistados em seis rodadas, o Brasil ocupa o sexto lugar na competição e, neste momento, estaria fora da Copa do Mundo da Rússia, em 2018. Garantem vaga no mundial os quatro primeiros colocados, enquanto o quinto disputa repescagem com representante da Oceania.
Convocados
Goleiros
Alisson (Roma)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Weverton (Atlético Paranaense)
Laterais
Daniel Alves (Juventus)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luís (Atlético de Madrid)
Marcelo (Real Madrid)
Zagueiros
Gil (Shandong Luneng)
Marquinhos (PSG)
Miranda (Inter de Milão)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Meio-campistas
Casemiro (Real Madrid)
Giuliano (Zenit)
Rafael Carioca (Atlético Mineiro)
Paulinho (Guangzhou Evergrande)
Lucas Lima (Santos)
Renato Augusto (Beijing Guoan)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Willian (Chelsea)
Atacantes
Neymar (Barcelona)
Gabriel (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Taison (Shakhtar Donetsk)