Centro de Saúde beneficiará 11 mil
Foi inaugurada ontem a nova sede do Centro de Saúde da Família (CSF) São Francisco, na região Oeste da Capital. A unidade foi construída pelo Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) e será administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Onze mil moradores da área de abrangência do centro de saúde serão beneficiados com os […]
Foi inaugurada ontem a nova sede do Centro de Saúde da Família (CSF) São Francisco, na região Oeste da Capital. A unidade foi construída pelo Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama) e será administrada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Onze mil moradores da área de abrangência do centro de saúde serão beneficiados com os serviços prestados.
O CSF tem capacidade para realizar uma média de dois mil atendimentos mensais. Entre os serviços oferecidos estão consulta médica, de enfermagem, odontológica, sala de vacina e vale exame/chequinho. A unidade conta com cinco consultórios médicos, quatro de enfermagem e cinco de odontologia, sendo um com capacidade para receber raio-X odontológico. A obra teve um investimento total de cerca de R$ 1,9 milhão – incluindo construção e mobiliário -, e área construída de 937,58 metros quadrados.
Com o Puama, a unidade ganhou uma sede moderna e apta para atender as demandas da população da região. O CSF São Francisco iniciou suas atividades em uma unidade adaptada em agosto de
Atualmente, as três equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da unidade atendem cerca de quatro mil famílias da região. O coordenador geral da unidade, Luiz Carlos Oliveira, conta que “a SMS de Goiânia estuda a ampliação do número de profissionais da unidade diante do surgimento de novos setores na região, como o Jardim Petrópolis e Santos Dumond”. O CSF São Francisco tem capacidade para abrigar até 10 equipes, cinco em cada período.
O CSF é localizado na região Oeste da Capital e a entrega de medicamentos para os usuários da unidade pode ser feita na Farmácia Distrital Oeste ou nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) do Bairro Goiá ou Cândida de Morais. O auditório da unidade de saúde tem capacidade para receber grupos de promoção da saúde, como os de gestantes, tabagismo, hipertensão e diabetes.