Polícia desmantela quadrilha que aplicava golpe com maquinário agrícola
Segundo a polícia, os homens agiam há alguns meses no Estado. Uma máquina equivalente a R$ 150 mil foi apreendida
Renato Estevão
A Polícia Civil (PC) prendeu os catarinenses Rodrigo Rocillo Ovidio, 37, e Nelson Antonio Baptistella, 59, e o goiano Roney Borges Togo, 34, suspeitos de aplicar golpes em licitações bancárias em Goiás.
De acordo com o delegado Kleiton Manoel Dias, o grupo dava calote na compra de máquinas agrícolas e as revendia pela metade do preço a agricultores. O valor do prejuízo ainda está sendo avaliado, mas apenas um maquinário, estimado em R$150 mil, foi recuperado pela polícia.
Esquema
As investigações apontam que Roney e Nelson aplicavam os golpes nas agências bancárias e Rodrigo articulava toda a ação criminosa. ‘‘O trio criava ‘empresas fantasmas’ para conseguir empréstimos com os bancos e com o dinheiro adquirido, eles compravam máquinas para vender pela metade do preço’’, explica Dias.
A destemor do trio chamou a atenção durante as investigações. ‘’Eles simulavam empresas com grande porte econômico e até forjavam funcionários’’.
A polícia também investiga a participação dos suspeitos em fraudes no estado de Santa Catarina. Os acusados poderão pegar pena de um a cinco anos por estelionato.