O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Rio 2016

Goianos garantem sete medalhas na Paralimpíada

Goiás ficou em 6º no ranking de medalhas por estado, somando sete medalhas, duas de prata e cinco de bronze

Postado em 20 de setembro de 2016 por Redação
Goianos garantem sete medalhas na Paralimpíada
Goiás ficou em 6º no ranking de medalhas por estado

Da redação com Agência Brasil 

O Brasil conquistou nas Paralímpiadas do Rio um recorde no número de medalhas. Apesar de não ter atingido a meta de ficar entre os cinco primeiros países no quadro geral, o país conseguiu 72 medalhas em esportes coletivos e individuais, com um total de 136 medalhistas.
Goiás ficou em 6º no ranking de medalhas por estado, somando sete medalhas, duas de prata e cinco de bronze. 

São Paulo lidera o ranking do total de medalhistas, com dez ouros e um total de 35 medalhas. Muito da vantagem paulista vem do nadador Daniel Dias, de Santos, que conseguiu nove medalhas.

O Rio de Janeiro vem logo atrás, com 21 atletas premiados, sendo dois com o ouro. André Brasil, da natação, e Felipe Gomes, do atletismo, colaboraram com a marca fluminense com quatro medalhas cada.

Em terceiro, vêm empatados o Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul, com nove medalhas. Os potiguares – com um ouro, seis pratas e dois bronzes – saem na frente, graças a Petrucio Santos, do atletismo, e Joana Silva, da natação, com três medalhas cada.
Os sul-mato-grossenses se destacaram no futebol de 7, com oito jogadores na seleção que venceu o bronze, além do ouro com Silvania
Oliveira no atletismo.

Outros 17 estados e mais o Distrito Federal também levaram atletas ao pódio. Por região, o Sudeste acabou na frente das demais, com 64 medalhas. O Nordeste conseguiu 26 medalhas; o Centro-Oeste, 22; e o Sul, 15. O Norte, com oito pódios, completa o ranking. 

Veja também