O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026
Economia

Governador vai ao BID em busca de U$ 70 milhões

No primeiro dia da missão comercial nos Estados Unidos, o governador se reuniu com diretores do BID

Sheyla Sousapor Sheyla Sousa em 27 de setembro de 2016
Governador vai ao BID em busca de U$ 70 milhões
No primeiro dia da missão comercial nos Estados Unidos

O governador Marconi Perillo iniciou hoje a segunda etapa da missão comercial que realiza no Canadá e nos Estados Unidos. A primeira agenda nos Estados Unidos foi em Washington, na sede do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde se reuniu com diretores da empresa para aprofundar a discussão sobre empréstimo de 70 milhões de dólares para financiar ações do programa Inova Goiás. O vice-presidente de países do BID, Alexandre Rosa, afirmou que o Banco tem muito interesse em apoiar as ações do Inova Goiás, apresentadas por Marconi.
“Nós vemos o investimento na rede de inovação tecnológica, em particular no programa Inova Goiás, como uma forma eficiente de se estimular também a iniciativa privada. O desenvolvimento tecnológico apoia o incremento da produtividade e o desenvolvimento do setor produtivo local. Então é uma forma que consideramos eficiente e temos muito interesse em apoiar as ações desse programa”, afirmou.
Alexandre ressaltou que o Governo de Goiás já discute com o Tesouro Nacional há algum tempo a viabilização do empréstimo, e acredita que o governo federal deve aprová-lo. Conforme explicou Marconi, o investimento de 70 milhões de dólares no Inova Goiás contemplará os programas de Arranjos Produtivos Locais, dentro da chamada Rede de Inovação Tecnológica (Itegos), coordenada p

ela Secretaria Estadual de Desenvolvimento (SED). O diretor-executivo pelo Brasil BID, Antônio Henrique Silveira, também participou da reunião.
O vice-presidente do BID informou que foi discutida, também, a possibilidade de o Banco apoiar projetos na área de educação e auxiliar o Estado a promover concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs). "É fundamental a interlocução entre Estado, academia e setor privado", disse.
O governador e comitiva participaram, em seguida, de encontro na National Electrical Contractors Association, em Washington. Marconi apresentou a empresários o cenário energético do país e de Goiás. Depois, ele e a delegação goiana estiveram PhRMA (Pharmaceutical Research and Manufacturers of America). A empresa reúne as melhores companhias dos Estados Unidos de pesquisa e inovação na área Biofarmacêutica.  
Acompanham o governador o secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela; o secretário de Assuntos Internacionais, Isanulfo Cordeiro; o presidente do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindifargo), Heribaldo Egídio; o presidente da Fieg, Pedro Alves; e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica no Estado de Goiás (Sindicel), Célio Eustáquio de Moura.
Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também