O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Música

Orquestra Filarmônica de Goiás irá ter duas grandes apresentações em outubro

Filarmônica de Goiás recebe Orquestra Sinfônica Jovem para interpretar a grandiosa Sinfonia n.1 de Mahler

Postado em 28 de setembro de 2016 por Toni Nascimento
Orquestra Filarmônica de Goiás irá ter duas grandes apresentações em outubro
Filarmônica de Goiás recebe Orquestra Sinfônica Jovem para interpretar a grandiosa Sinfonia n.1 de Mahler

 

O maestro Neil Thomson irá reger duas apresentações em outubro na Orquestra Filarmônica de Goiás, com a participação da Orquestra Sinfônica Jovem. Será 115 músicos em palco para interpretar a consagrada Sinfonia n.1 “Titã” do compositor Gustav Mahler. A obra “Variações sobre um tema de Haydin”, de Brahms, também integra o programa.

A primeira apresentação acontece no dia 06 de outubro, quinta-feira, às 20h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Já a segunda ocorre no dia 09 de outubro, domingo, às 11h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Todos os concertos têm entrada gratuita.

As Obras

 A Sinfonia n.1 de Mahler é considerada um poema sinfônico e está estruturada em quatro movimentos. O personagem principal da composição é Titã, o personagem central do romance de um escritor alemão. É interessante observar que o 3º movimento da sinfonia descreve o funeral de um caçador.

O compositor inicia o movimento com o contrabaixo tocando em forma menor a famosa cantiga de ninar francesa “Frère Jacques”. Neste movimento o tímpano simboliza os passos das pessoas que acompanham o funeral. Segundo descrições de diversos musicólogos, esse movimento costumava deixar diversos ouvintes tristes.

O compositor alemão Johannes Brahms nasceu em Hamburgo em maio de 1833 e morreu em Viena em abril de 1897. “Ele escreveu a obra “Variações sobre um tema de Haydn” em duas versões, uma para dois pianos, e outra, para orquestra”. A obra é composta por oito variações e uma delas, denominada “ Coral de Santo Antônio”, é baseada em uma melodia religiosa popular.

O MAESTRO

Thomson é um dos maestros mais versáteis de sua geração. De 1992 até 2006, foi Regente Titular no Royal College of Music, o mais jovem maestro a ocupar o cargo. Neil foi nomeado membro honorário do RCM em 1994, pelos serviços prestados à instituição.

Suas habilidades como orador têm se aprimorado, fazendo crescer sua reputação como professor por toda a Europa. Foi convidado duas vezes para o EU – Sponsored Master Classes em Vilnius, Lituânia, e foi professor convidado no Mozarteum em Salzburgo, na Academia de Música Kakow e no Conservatório Arrigo Boito, em Parma.
 
A ORQUESTRA FILARMÔNICA DE GOIÁS
 
A Orquestra Filarmônica de Goiás é um Programa do Governo do Estado, está dentro da estrutura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e  vinculado ao Centro Cultural Oscar Niemeyer. 
 
O Calendário Anual de Concertos Musicais é elaborado pela  Superintendência da Orquestra Filarmônica de Goiás, composta por uma  equipe executiva, técnica e de apoio, por maestros e excelentes músicos que trabalham incansavelmente para que estes belos espetáculos aconteçam ano a ano.
 
SERVIÇO
 
Concertos Especiais
Orquestra Filarmônica de Goiás e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás
Datas:
 
1ª apresentação:
06/10 – quinta-feira
Horário: 20h30
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
 
2ª apresentação:
09/10 – domingo
Horário: 11h
Local: Centro Cultural Oscar Niemeyer
 
Entrada franca para as duas apresentações
Programa:
J. Brahms – Variações sobre um tema de Haydn
G. Mahler – Sinfonia n.1 “Titã”

Veja também