O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Educação

‘Arte em Movimento’ marca boa iniciativa educacional em escolas

Além de resgatar os ‘brinquedos cantados, o projeto conta também com a narração de histórias em escolas e Cmei da Capital

Postado em 29 de setembro de 2016 por Renato
'Arte em Movimento' marca boa iniciativa educacional em escolas
Além de resgatar os 'brinquedos cantados

Contos, lendas ou fábulas, em vários gêneros, a literatura ganha mais espaço no cotidiano das instituições educacionais com o projeto “Arte em Movimento” da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). Nesta semana, três instituições estão agendadas para receber o projeto. O Cmei Monteiro Lobato participa da ação na sexta-feira, 30, às 13h30.
A iniciativa leva a narração de histórias para escolas e Cmei de forma divertida e cênica, com o resgate também dos brinquedos cantados. No primeiro semestre deste ano, a ação já atendeu cerca de 30 instituições, além de realizar cronograma de apresentações em eventos diversos. De acordo com dados da Gerência de Projetos Educacionais da SME, o projeto alcançou 4.650 alunos entre janeiro e junho. Até o final do ano letivo, a expectativa é atender cerca de nove mil alunos.
A junção de contação de histórias e brincadeiras musicais enriquece a atividade proposta pela SME. “Juntos trazem uma riqueza maior e são áreas interdisciplinares”, explica a apoio técnico-pedagógico Ivone Cruz. A atividade inclui elementos que possibilitam o desenvolvimento de coordenação motora, aprimoramento do senso de ritmo, maior socialização e estimula o gosto pela literatura e música, além de manter tradições folclóricas.
O projeto Arte em Movimento abrange frentes de atuação em diferentes áreas artísticas. Voltado para alunos, profissionais da educação e comunidade escolar, a iniciativa busca “propiciar a compreensão da arte como conhecimento, incentivar o processo artístico nas instituições da rede pública de ensino, contribuir para o desenvolvimento de percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação, entre outros”, explica o diretor de ensino da SME, Marcos Pedro da Silva. (Prefeitura de Goiânia)

Horta na escola
Nesta semana, mais três escolas da rede municipal de Goiânia recebem o projeto Horta Escolar, promovido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). O objetivo da atividade é incentivar crianças e adolescentes a terem uma alimentação mais saudável, por meio do consumo de alimentos orgânicos plantados e colhidos na própria escola ou centro municipal de Educação Infantil (Cmei).
O Projeto Horta Escolar envolve cerca de 200 unidades educacionais da Capital. Durante a oficina são distribuídos adubos químicos e orgânicos, equipamento para manutenção dos canteiros, sementes e mudas. Antes de colocarem a mão na terra para o plantio, as crianças assistem a uma pequena palestra ministrada de forma lúdica e divertida, com músicas e coreografias.

Veja também