‘Arte em Movimento’ marca boa iniciativa educacional em escolas
Além de resgatar os ‘brinquedos cantados, o projeto conta também com a narração de histórias em escolas e Cmei da Capital
Contos, lendas ou fábulas, em vários gêneros, a literatura ganha mais espaço no cotidiano das instituições educacionais com o projeto “Arte em Movimento” da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). Nesta semana, três instituições estão agendadas para receber o projeto. O Cmei Monteiro Lobato participa da ação na sexta-feira, 30, às 13h30.
A iniciativa leva a narração de histórias para escolas e Cmei de forma divertida e cênica, com o resgate também dos brinquedos cantados. No primeiro semestre deste ano, a ação já atendeu cerca de 30 instituições, além de realizar cronograma de apresentações em eventos diversos. De acordo com dados da Gerência de Projetos Educacionais da SME, o projeto alcançou 4.650 alunos entre janeiro e junho. Até o final do ano letivo, a expectativa é atender cerca de nove mil alunos.
A junção de contação de histórias e brincadeiras musicais enriquece a atividade proposta pela SME. “Juntos trazem uma riqueza maior e são áreas interdisciplinares”, explica a apoio técnico-pedagógico Ivone Cruz. A atividade inclui elementos que possibilitam o desenvolvimento de coordenação motora, aprimoramento do senso de ritmo, maior socialização e estimula o gosto pela literatura e música, além de manter tradições folclóricas.
O projeto Arte em Movimento abrange frentes de atuação em diferentes áreas artísticas. Voltado para alunos, profissionais da educação e comunidade escolar, a iniciativa busca “propiciar a compreensão da arte como conhecimento, incentivar o processo artístico nas instituições da rede pública de ensino, contribuir para o desenvolvimento de percepção, reflexão, sensibilidade, imaginação, entre outros”, explica o diretor de ensino da SME, Marcos Pedro da Silva. (Prefeitura de Goiânia)
Horta na escola
Nesta semana, mais três escolas da rede municipal de Goiânia recebem o projeto Horta Escolar, promovido pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). O objetivo da atividade é incentivar crianças e adolescentes a terem uma alimentação mais saudável, por meio do consumo de alimentos orgânicos plantados e colhidos na própria escola ou centro municipal de Educação Infantil (Cmei).
O Projeto Horta Escolar envolve cerca de 200 unidades educacionais da Capital. Durante a oficina são distribuídos adubos químicos e orgânicos, equipamento para manutenção dos canteiros, sementes e mudas. Antes de colocarem a mão na terra para o plantio, as crianças assistem a uma pequena palestra ministrada de forma lúdica e divertida, com músicas e coreografias.