Miss Brasil 2016 registra recorde de candidatas negras
Das 27 mulheres que disputam o título de mulher mais bonita do Brasil neste sábado, seis são negras, o maior número na história do concurso
Júnior Bueno
O Miss Brasil 2016, que acontece neste sábado, 1º, em São Paulo, tem uma marca especial. Neste ano, o concurso registra o maior número de candidatas negras. Ao todo, são seis representantes que deixam a edição de 2016 como a recordistas em mulheres negras. São elas: Miss Bahia Victória Esteves, Miss Espírito Santos Beatriz Leite, Miss Maranhão Deise D’anne, Miss Paraná Raissa Santana, Miss Rondônia Mariana Theol Denny e Miss São Paulo Sabrina Paiva.
Para comparar, Para comparar, na disputa do ano passado, apenas uma das candidatas era negra (a Miss Distrito Federal Amanda Balbino). Mais: desde a primeira edição do Miss Brasil, em 1954, o concurso teve apenas uma vencedora negra, a gaúcha Deise Nunes, eleita em 1986. Apesar da representatividade ser maior, ainda não corresponde à proporção da população negra no Páis. Segundo o IBGE, os negros (pretos e pardos) eram a maioria da população brasileira no censo de 2014, representando 53,6% da população. Os brasileiros que se declaravam brancos eram 45,5%.
A diretora do evento, Karina Ades, disse ao site Ego que edição deste ano a beleza real da mulher brasileira. “Em um país tão miscigenado e diverso como o Brasil é natural e importante que, cada vez mais, tenhamos representantes de todas as raças. Para nós, é um orgulho vermos que a eleição de uma Miss negra como a Miss São Paulo tenha aberto portas e encorajado outras candidatas. Sinto que muitas meninas negras sentiam falta de uma representante no mundo Miss. O concurso este ano traz um retrato maravilhoso do país. Meninas com características diversas e típicas das suas regiões”.
Abaixo, as seis candidatas negras do Miss Brasil 2016:
Raissa Santana (Miss Paraná), estudante de marketing, 21 anos
Sabrina Paiva (Miss São Paulo), publicitária, 21 anos
Beatriz Leite (Miss Espírito Santo), modelo e bailarina, 18 anos
Victoria Esteves (Miss Bahia), estudante de direito, 18 anos
Deise D’Anne (Miss Maranhão), estudante de educação física, 26 anos
Mariana Theol Denny (Miss Rondônia), modelo, 19 anos