Equipe brasileira feminina herda terceiro lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim
As brasileiras assumem agora o terceiro lugar após uma atleta da equipe russa ter sido flagrada no antidoping
Karina Azevedo
Após uma atleta da equipe russa, dos 4 x 100m ter sido flagrada no antidoping na prova da final dos Jogos Olímpicos Pequim 2008, o time foi desclassificado e perdeu a medalha de ouro.
A equipe brasileira, que terminou em quarto lugar, assumiu a terceira posição e herdou a medalha de bronze conquistada na pista pela equipe da Nigéria. Assim, as nigerianas ficaram com a prata e a Bélgica, segunda colocada, com o ouro.
Na manhã da última sexta-feira, 30, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBA), anunciou por nota oficial que o Comitê Olímpico Internacional (COI) enviou ao presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, uma carta que confirma que vai entregar a medalha de bronze à equipe feminina brasileira em datas que ainda serão confirmadas.
A atleta flagrada no teste antidoping foi Yulia Chermoshanskaya em reanálises realizadas depois da polêmica envolvendo o grande escândalo de doping que abalou o esporte da Rússia e tirou toda a equipe de atletismo do país da Olimpíada do Rio de Janeiro.
Com o pódio do 4x100m feminino herdado nos Jogos de Pequim, o Brasil passa a somar 16 medalhas olímpicas na história do atletismo.
Agora são cinco de ouro, três de prata e agora oito de bronze.
Foto: (Thomas Kienzle)