Filarmônica de Goiás realiza 2ª edição do concurso Opus I
A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) anuncia a realização da 2ª edição do Opus I – Concurso para Jovens Compositores Brasileiros. As inscrições podem ser feitas, via correio, até o próximo dia 31 de outubro. Das obras inscritas, quatro serão selecionadas e ensaiadas pela OFG, em 28 de novembro deste ano, sob a regência do […]
A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) anuncia a realização da 2ª edição do Opus I – Concurso para Jovens Compositores Brasileiros. As inscrições podem ser feitas, via correio, até o próximo dia 31 de outubro. Das obras inscritas, quatro serão selecionadas e ensaiadas pela OFG, em 28 de novembro deste ano, sob a regência do maestro titular Neil Thomson. Após o ensaio, a comissão julgadora irá escolher uma obra vencedora, que será executada pela Filarmônica de Goiás na Temporada Oficial 2017.
No ano passado, a OFG recebeu dez inscrições de compositores de várias regiões do País. Destas, quatro foram escolhidas para a grande final. As obras foram avaliadas pelo regente titular e diretor artístico da Filarmônica, Neil Thomson, pelo maestro Alessandro Borgomanero e pelo consagrado compositor brasileiro Ronaldo Miranda. O vencedor do concurso foi o compositor Helder de Oliveira, com sua obra Frustum.
Frustum foi executada pela OFG no concerto do dia 25 de setembro de 2016, que contou com a batuta do maestro Neil Thomson e o solo do pianista brasileiro Cristian Budu.
Thomson destaca que iniciativas como o Opus I são extremamente importantes para a renovação dos grupos sinfônicos e para a valorização dos novos talentos da composição. &l
Thomson afirma que novas composições são fundamentais para o desenvolvimento da cultura musical. “Historicamente falando, as pessoas sempre tocaram músicas inéditas. Foi apenas no século 20 que nós desenvolvemos o hábito de tocar músicas ‘antigas’. Por exemplo, no tempo de Mozart, eles não interpretavam obras de Monteverdi ou Bach, eles tocavam músicas de Mozart e de compositores contemporâneos a ele.
Neil deixa ainda um conselho aos novos compositores: “Escreva uma obra em que você realmente acredite. Seja você mesmo! Não tente escrever uma obra para agradar aos outros, ela deve agradar a você!”, finaliza.
O edital do concurso está disponível no endereço: filarmonicagoias.wordpress.com. As dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone (62) 3201-4926.