PF desarticula esquema de pesca e venda ilegal de espécies do Serra da Mesa
A Polícia Federal (PF) em Goiás deflagrou hoje (5) a Operação Janaína, para conter a prática de crime de pesca clandestina e predatória no lago Serra da mesa, além da comercialização do pescado conseguido ilegalmente
Da redação
A Polícia Federal (PF) em Goiás deflagrou hoje (5) a Operação Janaína, para conter a prática de crime de pesca clandestina e predatória no lago Serra da mesa, além da comercialização do pescado conseguido ilegalmente.
As investigações, que começaram há seis meses, levaram a identificação de uma quadrilha especializada na pesca clandestina e captura de outras espécies nativas da Serra da Mesa. Os animais eram revendidos para peixarias de todo o Estado. De acordo com a PF, os proprietários sabiam da ilegalidade e participavam do esquema.
Estão sendo cumpridas 24 ordens judiciais em Uruaçu, sendo 10 de mandados de busca e apreensão. Outros 14 de mandados de prisão preventiva também são cumpridos nas cidades de Minaçu, Rialma, Aparecida de Goiânia, Goiânia e Anápolis.
Flagrante
No decorrer das investigações, um dos alvos foi preso em flagrante em Uruaçu, transportando mais de 300 quilos de peixes da espécie Tucunaré na carroceria de sua pick-up. Os envolvidos foram indiciados pela prática de furto qualificado, pesca ilegal e predatória, receptação qualificada e formação de quadrilha, cuja soma das penas máximas se aproxima de 22 anos.
Foto: reprodução