Seleção de olho na liderança
Brasil recebe a Bolívia na Arena das Dunas em Natal (RN) e mira primeira colocação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo
Felipe Bonfim
Vice-líder das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, o Brasil volta a campo hoje e pode assumir a primeira colocação do torneio. Para isso, precisa vencer a Bolívia, às 21h45, na Arena das Dunas, em Natal (RN), em duelo válido pela 9ª rodada da competição e torcer por um tropeço do Uruguai, que mais cedo, enfrenta a Venezuela, em Montevidéu.
Se conseguir o resultado positivo e a Celeste não sair de campo vitoriosa, os brasileiros podem se colocar na liderança pelas primeira vez nesta edição das Eliminatórias.
Por isso, a ordem do técnico Tite é partir para cima e sufocar o adversário no campo de defesa para abrir o placar já nos primeiros minutos. Acostumado a fazer o papel inverso no Atlético de Madrid, o lateral-esquerdo Filipe Luís avalia que os bolivianos podem ter dificuldades para atuar sem a bola e se desgastar mais rápido fisicamente.
“A paciência é importante, mas não podemos ser passivos no jogo. Temos que agredir o adversário desde o início. Quanto mais passa o tempo, melhor para eles. Temos que criar chances de gol. Eu jogo num time que joga sem a bola e cansa. Fazendo isso, teremos a chance de contra-atacar a saída deles. Será um jogo tático, não vai ser fácil”, disse.
Filipe, inclusive, é uma das quatro mudanças do treinador brasileiro para este confronto. Ele assume a titularidade na vaga de Marcelo, do Real Madrid, lesionado. Casemiro é outro da equipe espanhola que é baixa. Ele será substituído por Fernandinho.
Paulinho, suspenso, dá lugar a Giuliano. A única alteração por opção técnica é a entrada do meia Phillipe Coutinho, do Liverpool, da vaga de William, que defende o Chelsea, ambos da Inglaterra.
Se a seleção brasileira já está definida, o mesmo não pode ser dito dos adversários. Com problemas no voo, a delegação da Bolívia fez pouso forçado em Brasília e não teve oportunidade de treinar no palco da partida. Ainda assim, Filipe Luís garante que a comissão técnica já tem as informações necessárias para se preparar visando o confronto desta noite.
“Vocês conhecem o Tite há muitos anos, é muito perfeccionista, detalhista, estuda os mínimos detalhes e prepara o que pode acontecer no jogo. Ele passou muitas informações contra a Bolívia, vai continuar passando, para que, em momento algum, sejamos pegos de surpresa. Eles jogarão mais fechados, é complicado entrar”, afirmou.
Ficha técnica:
Jogo: Brasil x Bolívia
Local: Arena das Dunas, às 21h45, em Natal (R)N). Árbitro: Wilson Lamouroux (Colômbia). Assistentes: Alexander Guzmán e Eduardo Díaz (Colômbia)
Brasil: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho; Giuliano, Renato Augusto, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus.
Técnico: Tite
Bolívia: Carlos Lampe; Edemir Rodríguez, Ronald Raldés, Edward Zenteno e Marvin Bejarano; Wálter Flores, Pedro Azogue, Smedberg e YasmaniDuk; Juan Arce e Marcelo Moreno
Técnico: Ángel Guillermo Hoyos