Focado no topo da tabela
Livre de perigo, Vila Nova faz confronto direto com Criciúma, fora de casa, e tenta se aproximar do G4
O pesadelo chegou ao fim e chegou a hora de fazer o sonho se tornar realidade. Assim o técnico do Vila Nova, Guilherme Alves, define a reta final do Campeonato Brasileiro da Série B. Ainda em condições de lutar pelo acesso, o colorado encara o Criciúma hoje, às 20h30, no Estádio Heriberto Hülse, em duelo válido pela 30ª rodada da competição.
Apesar de ocupar o 12º lugar, o Tigre soma 40 pontos, apenas oito a menos que o Londrina, que é 4º com 48. Os goianos ainda têm um jogo adiado a cumprir e podem diminuir a vantagem dos adversários do G4. Para isso, um triunfo sobre o rival catarinense, que também tenta se manter vivo na briga por uma das vagas na elite do futebol nacional – com 43 pontos, ocupam a 8ª colocação.
Mesmo que em termos de classificação, a situação pareça delicada – o Vila não faz parte da metade de cima da tabela –, o treinador colorado está bem seguro quanto aos riscos de rebaixamento na atual realidade do torneio. As chances de queda, de acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), são de 0,01%. Já as probabilidades de acesso, chegam a 6%.
“Não vou dizer que é impossível, pois tudo pode acontecer no futebol, mas em termos de rebaixamento, acho que para minha equipe, esse pesadelo acabou. A chance de acesso, enquanto existir, vamos buscar. Temos condição de buscar. Temos um jogo a menos e, se vencermos o Criciúma, nossas chances aumentam. Não é nada impossível”, disse.
Com o risco de degola já praticamente eliminado, Guilherme avalia que o maior desafio para qualquer treinador a partir de agora não é acertar mais e buscar a perfeição, mas manter o grupo focado no objetivo de alcançar as posições mais altas.
“Temos que errar menos. Aquele que acha que vai acertar muito, já está errado. Nossa luta é errar pouco. Em termos de disposição, não tenho mais a dar. Vivo no limite. O grande dilema do treinador hoje é manter o foco do elenco. Não deixar que caiam em uma zona de conforto”, afirmou.
O comandante do Tigre tem todos os titulares da vitória sobre o Oeste, por 1 a 0, na última terça-feira, à disposição, mas ainda não definiu se irá manter a mesma equipe ou se irá promover mudanças para este duelo em Santa Catarina. Possíveis alterações seriam apenas por questões físicas.
Diversos atletas, contudo, precisam se cuidar para não desfalcar o time nas próximas rodadas. O goleiro Saulo, os zagueiros Reginaldo e Vinícius Simon, o lateral Guilherme Teixeira, os volantes Victor Bolt, Fagner e Magno Silva, além do atacante Moisés, estão pendurados com dois cartões amarelos.
Ofensivo
Ex-Vila Nova, o atacante Jheymi quer o Criciúma sufocando o colorado na noite de hoje. Apesar de reconhecer o bom desempenho do adversário longe de Goiânia – tem a terceira melhor campanha – o jogador avalia que a vitória sobre os goianos é fundamental na luta pelo acesso.
“Vila Nova é um time que sabe jogar fora de casa, mas vamos ser realistas, temos que vencer. Já conseguimos o primeiro objetivo que era permanecer na divisão, e agora a busca é pelo acesso. Respeitamos o time do Vila, mas vamos buscar o resultado”, garantiu.
Ficha Técnica:
Jogo: Criciúma x Vila Nova
Local: Estádio Heriberto Hülse, às 20h30, em Criciúma (SC). Árbitro: Emerson Luiz Sobral (PE). Assistentes: Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE) e Charles Rosas Pires (PE)
Criciúma: Luiz; Paulo Cézar Magalhães, Raphael Silva, Diego Giaretta e Niltinho; Barreto, Douglas Moreira, Thiago Humberto e Caíque Valdívia; Roberto e Jheimy
Técnico: Roberto Cavalo
Vila Nova: Saulo; Maguinho, Guilherme Teixeira, Reginaldo e Christiano; Geovane, Fagner, Victor Bolt e Fabinho; Moisés e Vandinho
Técnico: Guilherme Alves