O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 28 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Voz e violão

Nando Reis apresenta sucessos em show na Capital

Enquanto prepara o lançamento de ‘Jardim-Pomar’, seu próximo álbum, Nando Reis traz a Goiânia seus maiores sucessos em show no formato voz e violão

Postado em 7 de outubro de 2016 por Renato
Nando Reis apresenta sucessos em show na Capital
Enquanto prepara o lançamento de ‘Jardim-Pomar’

Júnior Bueno
Nando Reis toca violão desde a mais tenra infância e tem o instrumento quase como uma extensão do próprio corpo. Essa relação de longa data faz parecer estranho quando o músico revela que, antes de seu último álbum, lançado em 2015, nunca havia gravado um disco só de voz e violão. No entanto, a partir de um convite do Sesc Pompeia, em São Paulo, para participar do projeto Sala de Estar no qual artistas se apresentam em formato mais intimista, a vontade ficar a sós com o instrumento ganhou força e deu origem a Voz e Violão – No Recreio – Volume 1.
Com um repertório que intercala sucessos a alguns lados B, o show chega a Goiânia. A turnê do disco No Recreio – Voz e Violão será no Teatro Rio Vermelho, no Centro, no domingo (9). A ideia do álbum e da turnê é apresentar as canções bem como foram concebidas. Com uma atmosfera totalmente intimista, seus ávidos fãs, que não se concentram em apenas uma geração, podem esperar uma apresentação emocionante. No palco, somente o artista empunhando seu violão, combinando a doce vibração das cordas com sua voz e algumas batidas no instrumento, que funciona às vezes de percussão.
O disco foi gravado em abril do ano passado, em São Paulo, e chegou às lojas e às plataformas digitais em novembro de 2015. São 14 composições de Nando, dentre elas, sucessos como Relicário, All Star, Por Onde Andei, Pra Você Guardei o Amor e Luz nos Olhos. Os Cegos dos Castelos é a canção dos Titãs presente no CD e no show. 
O repertório tem também músicas como Sutilmente, sucesso com o Skank, e Diariamente, gravada originalmente por Marisa Monte, no disco Mais, de 1991. Outra faixa é As Coisas Tão Mais Lindas, sucesso na voz de Cássia Eller e que foi gravada por Nando no Lual MTV, em 2007.  Curiosamente, a música No Recreio, também gravada por Cássia, não consta no álbum, mesmo dando nome ao registro. Como o disco tem Volume 1 no nome, não fica descartada a inclusão de uma versão acústica da canção em trabalhos futuros com o mesmo formato.
Mas, como ele não pretende lançar tão cedo um Volume 2 do projeto e já tem programado seus próximos passos, a palavra “recreio”, no título, sugere o sentido literal da palavra, como um intervalo em que o cantor se diverte, entre um álbum de carreira e outro. 

Jardim-Pomar
Para quem sente falta de músicas inéditas, a produção do 13º disco da carreira de Nando Reis, a pleno vapor, é uma boa nova, e tem lançamento previsto para novembro. Intitulada de Jardim-Pomar, a obra conta com uma série de participações especiais. Dentre os convidados, Samuel Rosa, Pitty, Luiza Possi e Tulipa Ruiz.
Os ex-colegas do Titãs Arnaldo Antunes Branco Mello, Paulo Miklos e Sérgio Britto relembram os velhos tempos em que cantavam juntos na inédita Azul de Presunto. O trabalho mantém a parceria com Endino e com o baterista norte-americano Martin Barrett, já presentes em Sei (2012). A má notícia é que as canções que estão por vir ainda não entram no repertório do show de domingo.
No novo disco, Nando dá voz a músicas inéditas e autorais como 4 de Março, A Visão do Terraço, Água-Viva, Como Somos, Lobo Preso em Renda, Patagônia Agônica e Só Posso Dizer, balada romântica composta em homenagem a Vânia Passos, mulher de Nando. Há uma regravação no disco, Concórdia, música de Nando lançada por Elza Soares em dueto com o compositor, no álbum Vivo Feliz, de 2003. É da letra de Concórdia, aliás, que Nando extraiu o título do álbum Jardim-Pomar: “Eu atravessei a porta. Fiz o meu jardim-pomar. Crendo em mim Jesus na hóstia. Rio do rio. Céu do céu. Mar do mar”.
O disco começou a ser gravado em junho do ano passado, em sessões em Seattle (EUA) comandadas pelo produtor norte-americano Jack Endino, e foi concluído no primeiro semestre de 2016 em gravações realizadas sob a batuta do produtor norte-americano Barrett Martin, baterista que já tocou em vários álbuns da carreira solo do ex-titã. Enquanto finalizava Jardim-Pomar, Nando Reis foi convidado a compor duas músicas (em português) para o álbum de estreia do trio norte-americano Levee Walkers, grupo formado por Barrett Martin, baterista do Mad Season e do Screaming Trees; Mike McCready, guitarrista do Pearl Jam e do Mad Season, e Duff McKagan, baixista do Guns N’ Roses e do Velvet Revolver. O cantor é um dos vocalistas do álbum poliglota do Levee Walkers.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também