O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Cidades

Hospital oferece serviços gratuitos no Dia da Obesidade

Público contará com serviços como aferição de pressão arterial, além de atividades com a equipe multidisciplinar

Postado em 11 de outubro de 2016 por Sheyla Sousa
Hospital oferece serviços gratuitos no Dia da Obesidade
Público contará com serviços como aferição de pressão arterial

Pesquisa recente divulgada pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) do Ministério da Saúde, apontou que mais de 16% da população de Goiás está acima do peso. O problema é considerado como um dos grandes desafios da Saúde Pública no Brasil. Nesta terça-feira (11), Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, o Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade do  Hospital Alberto Rassi (PCCO/HGG), promoverá no Lago das Rosas uma manhã de atividades abertas à comunidade.
Referência no tratamento da obesidade mórbida em Goiás, o HGG também convidou seus pacientes do PCCO para a atividade ao ar livre. Para o cirurgião bariátrico do Hospital, Leonardo Sebba, esta será uma oportunidade para mostrar que um corpo saudável depende de mudanças de hábitos, principalmente no que tange a alimentação e atividade física. “A obesidade é uma doença crônica e é necessário um controle diário, adotando atitudes saudáveis”, recomenda.
A ação começará às 8 horas da manhã com o cadastro dos participantes e aferição de pressão. O evento será aberto com uma palestra com psicólogos e o depoimento da ex-obesa Mônica Silvone, que passou por cirurgia bariátrica e conseguiu emagrecer 40 quilos.  Ela dividirá com os participantes os principais desafios encontrados na luta contra a balança, e como vive agora, após passar pela cirurgia.
Foi montado um esquema de atendimento, de modo que a população tenha acesso a orientações de todas as áreas envolvidas na prevenção da obesidade. O Serviço de Fisioterapia da unidade coordenará um circuito de treinamento funcional. Além disso, haverá orientações sobre alimentação saudável e mastigação adequada, com dicas de nutricionistas e fonoaudiólogos. Kits com frutas e barras de cereais, além de folhetos com informações serão distribuídos para o público.

Obesidade
A obesidade é considerada uma doença crônica, que provoca ou acelera o desenvolvimento de muitas outras doenças, podendo causar a morte precoce. Ela é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que a provocam, estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o IMC. Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já os que têm IMC entre 25 e 29,9 são portadores de sobrepeso.

PCCO
O Programa de Controle e Cirurgia da Obesidade do HGG é direcionado a pacientes com obesidade grau III, ou seja, àqueles que possuem o Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 40 ou acima de 35 (com comorbidades). 

Veja também