O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quarta-feira, 28 de agosto de 2024
Arte

Waldomiro de Deus protagoniza nova exposição no HGG

Vernissage acontece na quarta-feira, 19 de outubro, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do Hospital Alberto Rassi

Postado em 18 de outubro de 2016 por Toni Nascimento
Waldomiro de Deus protagoniza nova exposição no HGG
Vernissage acontece na quarta-feira


A simbologia e a personalidade do artista plástico Waldomiro de Deus, reconhecido internacionalmente por ser um dos principais pintores naïfs do Brasil, será apresentada na exposição “O mensageiro das cores”, no Hospital Alberto Rassi – HGG. O vernissage acontece na quarta-feira, 19 de outubro, a partir das 19 horas, no Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do hospital. Além de ser a comemoração de mais de cinquenta anos de dedicação à pintura, a mostra reunirá trabalhos de toda a carreira do artista, que tem no cotidiano sua grande inspiração. Mais de 60 obras ficarão em exposição nos corredores da unidade retratando temas diversos como folclore, céu, inferno, planetas e cidades.
 
Destaque em exposições na Europa e Israel, Waldomiro explica que será a primeira vez que vai expor as suas obras em um ambiente hospitalar. Integrante de uma família com vários outros artistas, ele explica que para ele a arte é sim remédio para os problemas. “É uma alegria poder levar o meu trabalho para os corredores do hospital. A arte consegue trazer paz e alegria, e acredito que no hospital as pessoas estão precisando desses sentimentos. Desde quando conheci o projeto, fiquei encantado. Inclusive quando escolhi o nome da exposição, pensei em retratar sobre essa relação, e acredito que a minha arte vai dialogar com o público do HGG”.
 
Waldomiro de Deus é natural de Itajibá, na Bahia, e é famoso em todo o mundo por sua arte primitivista. Recebeu elogios de críticos nacionais e internacionais. Possui obras em acervos importantes como os da Pinacoteca do Estado de São Paulo e o do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC-USP), além da Galeria Nacional de Bolonha, na Itália. Além disso, já recebeu diversas homenagens sendo as mais recentes em 2013, na cidade de Cuiabá e em 2014 na Eslovênia.
 
Arte no HGG


 
O projeto inovador Arte no HGG nasceu da ideia de promover a inclusão cultural de pacientes, acompanhantes e colaboradores, e também de usar a arte como terapia alternativa para usuários do SUS que fazem tratamento no hospital, contemplando a política de Humanização da unidade. De forma voluntária, artistas expõem seus acervos nos corredores que deixam o hospital mais alegre e interessante. Esta é a décima primeira exposição recebida na primeira unidade pública do Centro-Oeste a ser acreditada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

(Assessoria de Comunicação Idtech)

Veja também