terça-feira, 20 de outubro de 2026
Lava Jato

Cunha recorre ao Supremo para deixar prisão

Os advogados alegam que o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela prisão, descumpriu uma decisão da Corte

Toni Nascimentopor em
Defesa pede liberdade de Eduardo Cunha a tribunal em Porto Alegre
O pedido foi entregue hoje (24) e a defesa pede que seja concedida uma medida liminar para suspender os efeitos da prisão preventiva de Cunha

Cunha recorre ao Supremo para deixar prisão
A defesa do ex-presidente da Câmara dos Deputados federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido de liberdade no final da tarde desta sexta-feira (21). Os advogados alegam que o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela prisão, descumpriu uma decisão da Corte. Cunha está preso desde quarta-feira (19) na carceragem da Polícia Federal em Curitiba.

Na petição, os advogados afirmam que o Supremo já decidiu que Cunha não poderia ser preso pelos fatos investigados contra ele na Operação Lava Jato, ao entender que o ex-deputado deveria ser afastado da presidência da Câmara, em maio. Para a defesa, os ministros decidiram substituir a prisão pelo afastamento.

A prisão foi decretada na ação penal em que o deputado cassado é acusado de receber R$ 5 milhões, que foram depositados em contas não declaradas na Suíça. O valor seria oriundo de vantagens indevidas, obtidas com a compra de um campo de petróleo pela Petrobras em Benin, na África. O processo foi aberto pelo Supremo, mas, após a cassação do mandato do parlamentar, a ação foi enviada para o juiz Sérgio Moro porque Cunha perdeu o foro privilegiado.

Entre os argumentos usados para justificar o pedido de prisão de Cunha, a força-tarefa de procuradores da Lava Jato afirmou que a liberdade do ex-deputado representava risco para as investigações.

Segundo a força-tarefa do Ministério Público Federal, "há evidências" de que existem contas pertencentes a Cunha no exterior que ainda não foram identificadas, fato que, segundo os procuradores, coloca em risco as investigações. Além disso, os procuradores ressaltaram que Cunha tem dupla nacionalidade (brasileira e italiana) e poderia fugir do país.

(Agência Brasil)

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Celina Leão defende diálogo com professores e pede que paralisação não seja politizada

POLÍTICA

Celina Leão defende diálogo com professores e pede que paralisação não seja politizada

Governadora afirma que está aberta às reivindicações da categoria, mas considera inadequada a re...
celina leão

ELEIÇÕES 2026 | GDF

Celina Leão aciona Justiça Eleitoral após panfleto de Leandro Grass associar candidata ao número 22

Material distribuído nas imediações do UniCEUB motivou representação contra Leandro Grass no TR...
Meta diz ter suspendido 720 publicações com IA após questionamento ao TSE

ELEIÇÕES 2026

Meta diz ter suspendido 720 publicações com IA após questionamento ao TSE

Empresa afirma que analisou 1.204 conteúdos produzidos por inteligência artificial e nega descumpr...
Justiça inclui Daniel Vilela e Adriano da Rocha Lima em ação sobre conselho da Saneago

JUDICIÁRIO

Justiça inclui Daniel Vilela e Adriano da Rocha Lima em ação sobre conselho da Saneago

Processo movido por sindicato questiona nomeações para o Conselho Fiscal da estatal e pede ressarc...
Seu local de votação mudou? MP pede aviso a 130 mil eleitores antes do segundo turno

2º TURNO É DOMINGO (25)

Seu local de votação mudou? MP pede aviso a 130 mil eleitores antes do segundo turno

Ministério Público Eleitoral quer notificações pelo e-Título, divulgação em rádio e TV e car...
É servidor? Não faça dívida, pois próximos meses serão de lascar

OPINIÃO

É servidor? Não faça dívida, pois próximos meses serão de lascar

Novembro e dezembro serão terríveis, pois prefeitos, governador e presidente vão cortar cargos co...
Lula

Questão fiscal

Pacote de promessas de Lula pressiona contas públicas e desafia próximo governo

Reajuste do Bolsa Família, perdão de dívidas e novas propostas podem gerar impacto de R$ 43,6 bil...
Deputada de Goiás quer limitar proibição de pets em hotéis e restaurantes

PET PODE ENTRAR?

Deputada de Goiás quer limitar proibição de pets em hotéis e restaurantes

Projeto de Silvye Alves propõe permitir cães e gatos em áreas compatíveis dos estabelecimentos t...